Quem somos?
O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode é um estabelecimento de ensino profissional e especializado nas diferentes áreas das artes performativas (música, teatro e dança), e tem como missão formar a sociedade para as artes, promovendo o ensino e a divulgação das artes de palco.
No início do séc. XX a população residente na Madeira, nomeadamente no Funchal, sentia a necessidade de uma oferta cultural na área da música, uma vez que por questões de descontinuidade territorial essa oferta rareava. Assim, alguns elementos desta sociedade organizaram-se em Abril de 1943 naquilo a que se chamou a “Sociedade de Concertos” que tinha por objetivo a contratação de músicos para a realização de concertos no Funchal. Era também notória a falta de escolas que pudessem desenvolver o gosto e o ensino da música. É assim, que por iniciativa do Eng.º Luiz Peter Clode se funda, em 1946, a Academia de Música da Madeira, mais tarde convertida em Academia de Música e Belas Artes da Madeira, associando deste modo várias formas de arte. Estava assim encontrado um modo de promover o gosto pelas artes, e facultar aos interessados a aprendizagem nas áreas que lhes interessassem, ficando habilitados, através dos cursos ministrados naquela academia, a entrarem no mercado de trabalho.
Após Abril de 1974, iniciou-se o processo de regionalização de serviços centrais, e formou-se o Governo da Região Autónoma da Madeira. É então que, em 1977 a Academia de Música e Belas Artes da Madeira se converte no Conservatório de Música da Madeira. Em 1986,o ensino da música é regionalizado, ficando sob a tutela da Secretaria Regional da Educação e esta escola passa a chamar-se Escola Secundária de Ensino Artístico, onde são ministrados cursos no domínio da Música.
Em Março de 2000, e por necessidade de se criarem na R.A.M. cursos profissionais nas diferentes áreas das artes performativas, que pudessem lançar para o mercado profissionais destas áreas, constitui-se o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, que continua a lecionar os cursos tradicionais de Conservatório, mas também e agora cursos profissionais (Instrumentista de Cordas e Teclas, Instrumentista de Sopros e Percussão, Instrumentista de Jazz, Artes do Espetáculo – Interpretação e Intérprete de Dança Contemporânea) que proporcionam aos alunos certificados de habilitação profissional de nível IV e equivalência ao 12º ano, proporcionando-lhes, também, o acesso ao ensino superior.
No âmbito do Ensino Artístico Especializado, admite alunos desde os cinco anos, para iniciação musical, onde o aluno é motivado para o ritmo, a musicalidade, e escolha do instrumento musical que melhor se lhe adapta e de que mais gosta, permitindo preparar-se para o ingresso no Curso Básico de Música.
Os alunos do Conservatório beneficiam de uma oferta de ensino inigualável na Região Autónoma da Madeira, contando com dez núcleos (Calheta, Camacha, Caniço, Machico, Ribeira Brava, Santana, São Vicente, Ponta do Sol, Câmara de Lobos e um na Ilha do Porto Santo) espalhados pelos vários concelhos da ilha, a fim de garantir a acessibilidade aos cursos ministrados.
Os cursos profissionais de Artes do Espetáculo – Interpretação e de Intérprete de Dança Contemporânea são lecionados em instalações apropriadas sediadas na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, em São Martinho.
Existe igualmente nesta escola um Curso de Jazz em horário pós-laboral.
No Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, nome que adotou em 2004 em homenagem ao seu fundador, por deliberação do Governo Regional da Madeira, realizam-se regularmente audições escolares, concertos, espetáculos de dança e de teatro, cursos de aperfeiçoamento nos diversos instrumentos, workshops de jazz e de dança, motivando e refletindo o trabalho dos alunos no decorrer do ano letivo.