Pesquisa

pdf Equipas de Liderança na Gestão de Projectos Inovadores nas Organizações de Ensino: Lideranças partil


Henriques, José Luís Rodrigues
Equipas de Liderança na Gestão de Projectos Inovadores nas Organizações de Ensino: Lideranças partilhadas pelas Chefias de Topo. Estudo de Caso do Gabinete Coordenador de Educação Artística da Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira [Recurso electrónico] : Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Gestão e Administração Escolar / José Luís Rodrigues Henriques ; Orientador: Mestre Luís Filipe Mendes Barrosa, Prof. no ISCE ; Co-orientador: Prof. Doutor Albino Pedro Anjos Lopes, Prof. Catedrático no ISCSP - UTL ; Instituto Superior Ciências Educativas - Odivelas. - Odivelas : Instituto Superior Ciências Educativas, 2011. - 132 p. PDF 
. - . - A problemática da construção de projectos inovadores, no âmbito do ensino, tem vindo a ganhar importância. No entanto, apesar da múltipla legislação não têm sido criados e implementados projectos globais, de forma sustentada e prolongada no tempo, como o que iremos abordar neste trabalho: a educação artística na Região Autónoma na Madeira, iniciada como um projecto e que pelo seu êxito deu lugar à criação de uma estrutura permanente. Muito se tem falado ultimamente em níveis de eficiência e eficácia em organizações públicas em Portugal. O Gabinete Coordenador de Educação Artística - GCEA, na Madeira, é uma estrutura que existe há trinta anos. Assim, numa época de crise e em que as verbas para a educação serão inevitavelmente menores, é importante apercebermo-nos por que padrões se rege este projecto do GCEA e qual a sua viabilidade em termos nacionais. A metodologia a ser utilizada será a de Estudo de Caso e, no âmbito deste, a pesquisa está baseada na história de vida da figura do líder impulsionador do projecto de Educação Artística na Madeira, na cultura organizacional e no perfil de liderança das chefias de topo que com o líder partilham a direcção da mesma estrutura. Constarão dos instrumentos de recolha de informação: abordagem biográfica e inventário de perfis de liderança, nomeadamente do seu líder fundador que manifestou uma visão de futuro. Partindo da análise aos papéis de liderança, manifestados pelas chefias de topo, faz-se a caracterização da estrutura ao nível da cultura organizacional. Para o efeito recorre-se a análise de conteúdo das entrevistas e questionários às chefias de topo. É utilizado um instrumento de análise que consiste num questionário e num guião de entrevista adaptado à realidade portuguesa. Por sua vez, os itens deste questionário estão enquadrados pelo Modelo dos Valores Contrastantes (CVF).

Música --Tese de Mestrado

CDU 78(043.2)(469)

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter