pdf O professor do 1º ciclo do Ensino Básico e o professor de apoio de Expressão Musical e Dramática
Ferreira, Rui Manoel
O professor do 1º ciclo do Ensino Básico e o professor de apoio de Expressão Musical e Dramática: relações e representações mútuas em contexto específico. Um estudo de caso [Recurso electrónico] / Rui Manoel Ferreira, Rui Manoel Bessa. - Nº 25. - Funchal : Revista da ABEM, 2011. - 113-130 p. - O presente artigo emana de uma investigação baseada num estudo de caso sobre o ensino das expressões musical e dramática no 1º ciclo do Ensino Básico, sob a responsabilidade e coordenação do Gabinete Coordenador da Educação Artística (GCEA), nas escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM). Pretende-se analisar as relações entre os professores titulares de turma (generalistas) e os professores de apoio de Expressão Musical e Dramática (especialistas), quanto à existência ou não de um modelo de coadjuvação lectiva. Foram analisados os dados fornecidos por entrevistas semiestruturadas e questionários, que permitiram concluir que o modelo de coadjuvação entre os docentes, previsto nos vários documentos consultados, produzidos por aquele gabinete, não tem representação prática, alimentando ainda que de forma não intencional, a desresponsabilização do professor titular no que diz respeito às áreas artísticas.
oferta
ISSN s.n.
Educação -- Publicações periódicas -- Madeira
CDU 37(05)(469.8)