HENRIQUES, Agostinho Jorge

Resumo:

Câmara de Lobos, 23/04/1945 –

O professor, violoncelista e maestro. Agostinho Henriques integrou a Orquestra do Teatro S. Carlos e dirigiu a Orquestra Clássica da Madeira.

Biografia:
sem_foto3Agostinho Jorge Henriques iniciou os estudos musicais na Academia de Música e Belas Artes da Madeira, tendo como professora Guyenne de Beodelièvre. Nesta instituição terminou o Curso Superior de Violoncelo e frequentou as disciplinas de Canto e Flauta Transversal.
Após esta formação João Viveiros participou nos Cursos Internacionais de Música, em Cascais, tendo como professor Maurice Eisenberg e teve aulas de aperfeiçoamento com Isaura Pavia de Magalhães, no Conservatório Nacional de Lisboa.
Em 1979, João Viveiros iniciou a sua atividade docente na Academia de Música e Belas Artes da Madeira, nas disciplinas de Formação Musical e Violoncelo.
Ao longo da sua carreira musical foi membro da Orquestra do Teatro de S. Carlos, entre 1972 e 1978. Relativamente à Orquestra Clássica da Madeira foi maestro entre 1979 e 1982, e executante de violoncelo até 2001.
João Viveiros pertenceu a vários grupos musicais dos quais se destacam Madeira Ensemble (com João Atanásio, piano; Artur Andrade, contrabaixo; Agostinho Henriques – violoncelo; Zita Gomes, viola d’arco e violino; Norberto Gomes, violino; Fernanda Gomes, violino; e José Pereira Júnior, como tenor). O grupo Madeira Ensemble foi formado especialmente para animar as noites Vienenses no Casino Park Hotel.
O músico também integrou o Quarteto Serenade, com Elena e Vadimir no violino e Zita Gomes, na viola d’arco; o Trio, com Lizetta Zarone no piano, José António Faria no clarinete e Zita Gomes no violino. Os grupos referidos tiveram uma atividade relevante no panorama musical madeirense, inclusive com participações em programas da RTP/Madeira.
Agostinho Jorge Henriques encontra-se aposentado ada sua atividade docente desde Fevereiro de 2011.

Autoria:

Gomes, Fernanda (2011). “Artur Pestana Andrade”. Realizado no âmbito da Disciplina Ciências Musicais VI, integrada no plano curricular da licenciatura em Educação Musical, do Instituto Superior de Ciências Educativas, Universidade da Madeira.

Atualização:

Ventura, Ana (2011). “Artur Pestana Andrade”. Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 22/06/2011.

Bibliografia:

Entrevista realizada com Agostinho Henriques a 12 de Julho de 2011.

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter