MENESES, Augusto
Funchal, 1871 – Lisboa, 1944
Augusto Meneses, também conhecido no meio musical por Cabral, distinguiu-se pela brilhante execução em fagote, instrumento de sopro e pela autoria do hino A Voz do Operário, dedicado a uma sociedade de instrução e beneficência com grande destaque, a nível nacional.

Ao longo da sua vida residiu um largo período em Almada, na margem sul da área metropolitana de Lisboa, onde participou na regência de diversos agrupamentos musicais, como a Incrível Almadense; Coroa da Piedade; Banda dos Alunos da Escola Agrícola da Paiã, em Odivelas e Caminhos–de-Ferro.
A sua maior atividade desenvolveu-se na Banda da Academia Recreio Musical do Pessoal do Comando Geral de Artilharia durante 14 anos. Devido ao trabalho desenvolvido neste agrupamento musical, Augusto Meneses obteve quatro prémios pela distinção da sua regência durante as suas apresentações públicas.
Na obra de Augusto Meneses destaca-se o hino A Voz do Operário concebido para a Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário, durante a época em que residiu nos arredores de Lisboa e esteve associado a diversos agrupamentos musicais.
A Voz do Operário foi fundada em 1879, inicialmente com o objetivo de publicar o jornal com a mesma designação para denunciar as carências dos operários da indústria tabaqueira, que viviam em constantes dificuldades e reivindicar melhores condições de vida e trabalho. Posteriormente transformou-se numa instituição dedicada à educação e apoio social.
Esteireiro, Paulo (2008). “Augusto Meneses”. In Biografias de Músicos Madeirenses. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística.
Ventura, Ana (2011). “Augusto Meneses”. In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 02/08/2011.
“Um pouco da história de A Voz” (2008). A Voz do Operário. Acedido em http://www.vozoperario.pt/a-voz-do-operario/95-historia/116-um-pouco-da-historia-de-a-voz.html a 06/07/2011.
“Banda Municipal de Câmara de Lobos”. Dicionário Corográfico. Acedido em http://www.concelhodecamaradelobos.com/dicionario/banda_municipal_camara_lobos.html a 06/07/2011.