NASCIMENTO, Ana Rita da Câmara Crawford

Resumo:

Funchal, 18/12/1947 –

Ana Rita Câmara Crawford do Nascimento formou-se em Piano, com uma das melhores alunas da Academia de Música, Belas-Artes e Línguas da Madeira, atual Conservatório Escola das Artes Eng.º Luiz Peter Clode, aperfeiçoou os seus conhecimentos musicais em Londres com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e formou o Duo Bramley e Nascimento, de clarinete e piano.

Biografia:
foto_silhueta_femA pianista nasceu na freguesia do Monte a 18 de Dezembro de 1947, filha de Carlos Jorge de Meneses Crawford do Nascimento e de Lígia Maria Jardim da Câmara. Iniciou a sua formação musical na Academia de Música e Belas-Artes do Funchal, como aluna de piano de Lizette Zarone. Teve também como professor o músico, Karl Engel, que ministrou alguns Cursos de Férias em Cascais, nos quais Ana Rita Crawford do Nascimento se destacou entre os dez melhores alunos.
Após oito anos de formação musical no Funchal, obteve uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian e estabeleceu-se em Lisboa para realizar o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, tendo como professora a pianista Maria Cristina Pimentel. Terminou o curso com a classificação final de 18 valores.

A sua carreira na música, como profissional, apenas começou a projetar-se em 1965, aquando da sua participação no Concurso de Piano Carlos Seixas, em Coimbra, onde obteve o primeiro lugar de classificação, em piano.

Posteriormente viajou para Paris, no âmbito de outra bolsa de estudo concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian, fixou residência na cidade e aperfeiçoou as suas aptidões musicais com Karl Engel e Yvonne Lefbure. Em Londres concluiu a sua formação musical com Annie Franka e criou o Duo Bramley e Nascimento de clarinete e piano, com Robert Bramley seu marido, de origem britânica e clarinetista membro da Royal Academy of Music.
O duo ficou conhecido pelas suas atuações na rádio e na televisão inglesa e pela participação em numerosos recitais, entre os quais o evento realizado em 1974 no Wigmore Hall, em Londres, "no decorrer do qual apresentaram em 1ª audição «Conservations», de Paul Patterson".

Autoria:

Clode, Luiz Peter (1983). "Crawford do Nascimento (Ana Rita)". In Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses Sécs. XIX e XX. Funchal: Caixa Económica do Funchal.

Atualização:

Ventura, Ana (2011). "NASCIMENTO, Ana Rita da Câmara Crawford". In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 28/11/2011.

Música:

 

Conservations  



Bibliografia:

Clode, L. P. "Crawford do Nascimento (Ana Rita)". In Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses Sécs. XIX e XX. Funchal: Caixa Económica do Funchal, pp. 143-144

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter