NUNES, João
Funchal, 1850 - Funchal, 1927
Teórico musical e construtor de instrumentos de cordas.

Na segunda metade do século XIX, devido ao grande número de grupos com instrumentos de cordas na Madeira, um dos problemas centrais da teoria musical era “como tocar acordes nestes instrumentos”, de modo a poder acompanhar, harmonicamente, as músicas interpretadas em grupo. Nesse sentido a obra de João Nunes ‘Diabinho’ integra um registo essencial para a compreensão da música produzida pelos grupos com cordofones madeirenses na segunda metade do século XIX, principalmente devido ao bom grau intelectual do autor. Infelizmente o paradeiro deste documento é desconhecido.
Nas citações do Visconde do Porto da Cruz, o método de João Nunes ‘Diabinho’ demonstrava a “profundeza do saber musical deste artista que, tão modesto e incompreendido, não pôde ter o lugar que pela sua arte e pela sua brilhante inteligência devia ocupar nos meios intelectuais”.
Curiosamente, estas informações estão em contradição com os dados referidos por Luís Peter Clode, no seu livro “Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses Sec. XIX e XX”. Segundo Luís Peter Clode, o título do documento elaborado por ‘Diabinho’ é “Método de Rajão”, o que indica que este livro teórico é apenas indicado para a teoria musical deste instrumento. Em contradição com as informações do Visconde do Porto da Cruz.
Em qualquer dos casos, o valor deste documento continua a ser elevado e Luís Peter Clode referiu, em 1983, que o documento estava na posse “de uma pessoa de família”.
Além da incursão no domínio da teoria musical, ‘Diabinho’ foi também construtor de instrumentos musicais: violas, braguinhas e rajões. E de maquinismos: relógios e aparelhos telegráficos.
A arte da construção de instrumentos musicais foi herdada do seu pai, Octaviano João Nunes, célebre construtor de instrumentos madeirense que construiu e ofereceu à imperatriz da Áustria, um instrumento da música tradicional madeirense: braguinha. Uma doação feita durante o período em que a imperatriz residiu na Madeira e aprendeu a tocar braguinha.
ESTEIREIRO, Paulo (2008). “João Nunes 'Diabinho'”. In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, p. 23.
VENTURA, Ana (2011). “João Nunes”. Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 22/09/2011.