PANDO, Salvador Dário Florez de
Saragoça, 1879 – Funchal, 1951
Compositor e regente de orquestra durante cerca de três décadas Dário Florez dirigiu concertos, orquestras e compôs músicas de revista, género em que foi um dos músicos pioneiros na Madeira. Salvador Dário Florez de Pando, conhecido simplesmente como Dário Florez, era natural de Saragoça, Espanha e fixou-se no Funchal na década de 1910. Após naturalizar-se português trabalhou como funcionário das Obras Públicas da Junta Geral.

As obras que popularizaram Dário Florez junto da comunidade artística madeirense foram desenvolvidas na área da Revista Popular e criadas na década de 1910.
Em 1916 foi levada a cena no Teatro Municipal a revista Miúdos, com música de Dário Florez e texto de Pedro de Oliveira Castro. No ano seguinte Dário Florez compôs a música para uma nova revista: Semilha e Alface com letra de Adão Nunes. Uma oportunidade criada devido ao sucesso da peça anterior, Miúdos.

A composição de sucessivas revistas conduziu à nomeação de Dário Florez como primeiro maestro da Grande Orquestra Madeirense, na década de 1920. Um agrupamento musical comissariado pelos irmãos Luiz Peter e William Clode e apoiado pela Câmara Municipal, na época dirigida por Fernão de Ornelas.
Enquanto regente de orquestra Dário Florez dirigiu a Grande Orquestra de Salão de Amadores de Música, no concerto inaugural da Sociedade de Concertos da Madeira realizado no Palácio de São Lourenço, a 4 de Março de 1943.

Para além das participações em eventos da alta sociedade funchalense, a sua obra musical permitiu-lhe integrar a restrita tertúlia literária Cenáculo, presidida pelo Major João dos Reis Gomes, que apenas aceitava para seus membros figuras ilustres e intelectuais de renome.
Esteireiro, Paulo (2008). “Salvador Dário Florez de Pando”. In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, 44-45.
Ventura, Ana (2011). “Salvador Dário Florez de Pando”. In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 27/04/2011.
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Trevo (Valsa lenta) | |
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Sempre (Valsa) | |
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Café (Maxixe, da Revista Miúdos) | |
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Canção do Bilhar (da Revista Miúdos) | |
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Fumadoras (da Revista Miúdos) |
Gomes, J. V. (2005). Luiz Peter Clode e o Espólio Legado ao Arquivo Regional da Madeira. Funchal: Arquivo Regional da Madeira.
Gonçalves, M. A. (2008). “As bandas filarmónicas na Madeira - 2ª metade do séc. XIX / princípios do séc. XX”. In Revista Xarabanda. Funchal: Associação Musical e Cultural Xarabanda, p.17.