PEREIRA, Eugénia Rêgo
Ponta do Sol, 01/05/1875 – Funchal, 27/08/1947
Professora e coreógrafa de dança erudita e folclórica, mentora de espetáculos e compositora. Eugénia Rêgo Pereira participou na composição, encenação e produção de espetáculos artístico-musicais na Madeira com Teodoro Silva, Dário Florez, César Gonçalves e Edmundo Lomelino.

O seu prolífico contributo para a vida artística madeirense manifestou-se no campo da poesia, da literatura, dança erudita e folclórica, colaboração na imprensa regional e nacional. Eugénia Pereira foi também mentora de vários espetáculos e récitas beneméritas, que tiveram lugar no então designado Teatro Dr. Manuel de Arriaga, atual Teatro Municipal Baltazar Dias.
No que concerne à dança, Eugénia Rêgo Pereira foi professora no ensino de coreografia erudita e folclórica, no seu salão localizado na Rua do Bispo, número 34 – já existente em 1915. As suas lições destinavam-se a membros das classes alta e média madeirense.
A formação de crianças e jovens conduziu à constituição de um que se apresentava em espetáculos de teatro e musicais, na primeira metade do século XX.
Em 1937 Eugénia Rêgo Pereira era ensaiadora do Grupo Folclórico “Vilões Madeirenses”. A conceituada professora de dança foi ainda responsável pelo ensino, a crianças, de bailados regionais, apresentados na matiné realizada na Quinta Pavão em 1919, e da dança “Alamoda” e “Bailo dos Pegureiros”, para a peça “Auto dos Vilões”, realizada em 1921, aquando das Festas do V Centenário do Descobrimento da Região.
A colaboração com membros da comunidade artística regional, tais como o dançarino e coreógrafo Henrique Martins, o cenógrafo e costureiro Jorge Gordon, o escritor Teodoro Silva e os compositores Dário Florez, César Gonçalves e Edmundo Lomelino levou a que Eugénia Rêgo Pereira participasse na produção de um vasto repositório de bailados, obras teatrais e dramático-musicais (revistas-fantasia e operetas), com estreias entre 1927 e 1943.
Eugénia Pereira é também autora dos textos para as seguintes obras: a opereta “Gente do Mar”; a fantasia “De Norte a Sul” e o dueto “Encontro Inesperado”, com música de Dário Florez; a fantasia “Sol e Gelo”, com música de César Gonçalves; a fantasia “Asas Misteriosas”, a opereta “Feitiço Quebrado”; a féerie “Espuma de Champagne”, com música adaptada; as canções “A Guarda da Linha” e “Uma Lição de Gavotte, com música de Edmundo Lomelino; “Flor dos Boulevards”, com música de Dário Florez e Edmundo Lomelino; a comédia “No Hotel do Descanso”; e co-autora do drama Ana Maria, em colaboração com Teodoro Silva, também coreógrafo de revistas regionais. Eugénia Pereira apresentou ainda, com a colaboração de Henrique Martins, os bailados “Depois da Ceifa”, “Sortilégio”, “Charleston”, com música de Edmundo Lomelino, “O Escaravelho e as Rosas” e a marcha “Madelon”.
Em associação com Gustavo Coelho, a coreógrafa e compositora produziu um hino para o Colégio Lisbonense e a peça “Súplica”, remanescente na Biblioteca Luís Peter Clode do Conservatório da Madeira – Escola das Artes.
PINTO, Rui Magno (2008). "Eugénia Rêgo Pereira". In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, pp.40-41.
VENTURA, Ana (2011). "PEREIRA, Eugénia Rêgo". Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 23/09/2011.