REIS, José Alberto
Funchal, 12/03/1965 -
Alberto Reis é professor, maestro, músico, compositor e locutor de rádio. Destaca-se sobretudo no ensino instrumental com o método OrffI e como colaborador nas rádios Popular; Girão FM; Rádio Sol; Rádio Palmeira e Rádio Zarco, onde desenvolve semanalmente programas como Músicas do Arco-da-velha.
José Alberto Teixeira Reis nasceu a 12 de Março de 1965 em São Pedro, Funchal.
Apesar do seu percurso académico e profissional, Alberto Reis não provém de uma família com tradição musical. O professor de José Alberto Reis iniciou a sua formação com o Curso de Técnico Profissional de Expressão Musical e Dramática; a aprendizagem de teclado e saxofone com o professor Leonel Vieira, na Banda Municipal de Ponta do Sol e posteriormente concluiu a Licenciatura em Educação Musical, pelo Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas, em 2010.
O mérito do seu percurso profissional e artístico surgiu aquando do convite para integrar um dos quatro convidados do Painel de Boas Práticas Artísticas: Modalidades Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico integrado no Fórum Boas Práticas Artísticas na RAM em 2007.
Em 1992 integrou a equipa do Gabinete Coordenador de Educação Artística, para lecionar expressão musical e dramática nas escolas da região. A par da sua carreira profissional José Alberto Reis participou em agrupamentos musicais na execução de instrumentos e como vocalista. O professor tocou saxofone tenor na Banda Municipal da Ponta do Sol durante cinco anos; e integrou o grupo Traquinas, desde 1987 a 1990, no teclado e como vocalista. Em meados de 1980 os Traquinas animavam musicalmente arraiais, festas. e também participaram no Festival do Faial com a canção Encontro na Noite, aclamada vencedora.
Para além de professor e músico, José Alberto Reis tornou-se um radialista reconhecido a nível regional. Entre 1995 e 1996 colaborou com a Rádio Sol e Rádio Brava, com emissões permanentes de animação e entrevistas; desde 2003 é colaborador nas rádios Popular, Girão FM, Rádio Sol, Rádio Palmeira e Rádio Zarco, onde desenvolve semanalmente o programa Músicas do Arco-da-velha.José Alberto Reis colaborou ainda com o Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Ponta do Sol, onde foi ajudante do maestro principal e em 2004 aceitou o desafio para dirigir o Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Boaventura, cargo que mantém até à atualidade.
As composições de José Alberto Reis integraram várias edições do Festival da Canção Infantil da Madeira e do Festival do Faial, sobre as quais recebeu vários prémios.
No Festival do Faial participou com as composições Coração Ilhéu e Encontro na Noite, classificadas em 1ºlugar.
Na área do folclore destaca-se a edição dos CD's: Despique da Madeira, em 1998; Despique da Madeira – Os melhores do Despique da Madeira, em 1999; Despique da Madeira – 2000; Despique da Madeira – Os Campeões do Despique, em 2002; Despique da Madeira – Os Novos Cantores do Despique, também em 2002; e Despique da Madeira – 7 Despiques e 1 Xaramba, em 2008.
Alberto Reis também editou o CD Madeira Mix, com temas da música popular madeirense em ritmos pop. Para além das obras referidas é autor da canção Primavera, publicada na coleção Cantar, Dançar, Brincar..., das edições Convite à Música.
Gomes, Catarina (2011). "José Alberto Reis". Realizado no âmbito da Disciplina Ciências Musicais VI, 3º Ano da Licenciatura em Educação Musical. Funchal: Instituto Superior de Ciências Educativas.
Ventura, Ana (2011). "REIS, José Alberto". Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 29/08/2011.
Curriculum Vitae cedido por José Alberto Reis em Julho de 2011.
Entrevista realizada a José Alberto Reis por Catarina Gomes, em julho de 2011. Uma recolha de informação no âmbito da Disciplina Ciências Musicais VI, lecionada na Licenciatura em Educação Musical do Instituto Superior de Ciências Educativas, Universidade da Madeira.
I O Método Orff desenvolvido pelo compositor alemão Carl Orff baseia-se no ensino musical através da percussão e canto. Um método de instrumentação simples, que permite às crianças ainda sem iniciação na formação musical, executar peças com facilidade. Mais do que um método é um conceito pedagógico no ensino da música para crianças derivado da obra "Música para Crianças" - Musik für Kinder da autoria de Carl Orff.
Scholes, P. (1964). "Dicionario Oxford de la Musica: ORFF, CARL". Versão traduzida do original The Oxford Companion To Music. Argentina: Buenos Aires, Editorial Sudamericana, p.892.