SANTOS, Carlos Maria Platão dos
Funchal, 22/07/1893 - Funchal, 08/09/1955
Jornalista com estudos desenvolvidos sobre o folclore madeirense. Carlos Maria dos Santos publicou os livros “Trovas e Bailados da Ilha” e “Tocares e Cantares da Ilha: estudo do folclore da Madeira”. Foi também diretor artístico dos grupos musicais e etnográficos: “Círculo Bandolinístico da Madeira” e “Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha”.

Como líder de grupos musicais fundou em 1913 o seu primeiro grupo de bandolins. No entanto, apenas quinze anos mais tarde, em 1928, conseguiu ganhar algum protagonismo musical, quando passou a ocupar a direcção artística do grupo de bandolins “6 de Janeiro”, que mais tarde alterou o nome para “Círculo Bandolinístico da Madeira”. À frente deste grupo, Carlos Santos ganhou o primeiro prémio num concurso de orquestras de palheta, realizado no Teatro Municipal e que contou com a presença do maestro Francisco Lacerda, como presidente do júri.
O “Círculo Bandolinístico” da Madeira realizou duas digressões aos Açores e apresentou vários concertos no Teatro Municipal.
Posteriormente Carlos Maria dos Santos começou a interpretar peças do folclore musical, um fenómeno cultural que ocorreu a nível nacional, na época influenciado pelas políticas culturais do Estado Novo. Neste âmbito o jornalista fundou o “Grupo Folclórico Carlos Santos”, que se apresentou pela primeira vez em 1940 no Teatro Municipal. Nesse espectáculo, o grupo apresentou a peça “Visão Lírica da Ilha da Madeira”, da autoria do próprio Carlos Santos. Uma obra constituída por um conjunto de bailados e canções típicas da Madeira.
Em 1949, Carlos Santos passou a dirigir também o “Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha”, com o qual atingiu grande sucesso em eventos internacionais. Primeiramente, apresentou-se com o grupo no Concurso Internacional de Danças e Canções de Lisboa; em 1951, levou o grupo da Camacha a participar no Festival Internacional de Folclore em Biarritz, na França, tendo na mesma viagem realizado apresentações em Saragoça, Madrid e Lisboa.
O interesse pelo folclore musical madeirense não ficou apenas pela prática musical.

Esteireiro, Paulo (2008). "Carlos Maria dos Santos". In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, pp. 61-62.
Ventura, Ana (2011). "SANTOS, Carlos Maria dos". Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 26/09/2011.