SARMENTO, Artur Adolfo

Resumo:

Funchal, 1851 - Funchal, 1916

Intérprete de concertina e cantor barítono, Artur Adolfo Sarmento participou em várias récitas de beneficência, produzidas em francês no Teatro Esperança.

Biografia:
sarmento_arturNo livro "100 Anos do Teatro Municipal Baltazar Dias", os autores Luís de Sousa Melo e Rui Carita referem que, na segunda metade do século XIX “o nível intelectual de uma certa classe madeirense era francamente interessante, cultivando a literatura em língua francesa, o teatro e o canto”.
Nesta “classe” inseria-se o músico Artur Adolfo Sarmento, uma personalidade de destaque na cultura madeirense deste período, juntamente com o seu irmão José Sarmento, músico que conviveu com o famoso pianista e compositor Franz Liszt.

Artur Sarmento possuía voz de barítono, que desenvolveu tecnicamente em aulas de canto que recebeu do aristocrata russo e musicógrafo Platão de Waxel, no período em que este artista e intelectual residiu na Madeira.
O canto foi uma das atividades preferidas do músico madeirense, que atuou como cantor sacro em várias festividades religiosas da época. No entanto a sua atividade como cantor não se restringiu ao meio religioso. Artur Sarmento também atuou em duo, trio e quarteto, com vários artistas nacionais e estrangeiros, nos principais concertos de música profana realizados no Funchal.
O músico dominou a interpretação de vários instrumentos, principalmente a concertina. Inclusivamente, foi com este instrumento que Artur Sarmento integrou a Orquestra Característica Madeirense, grupo musical regido por Agostinho Martins Jr.

No plano teatral Artur Sarmento participou em várias récitas de beneficência, no Teatro Esperança, algumas produzidas em francês.
Numa destas peças teatrais de caridade, a comédia francesa “La Niece”, o músico descreveu da seguinte maneira o seu desempenho e a reação do público funchalense: “acho que estive perfeitamente, pois tive a precaução de observar bem onde estava e não olhar para Octaviano Soares e João Paulo dos Santo para não me perder. Nem todo o público entenderia suficientemente a língua francesa, mas riu e aplaudiu com entusiasmo”.

Autoria:

ESTEIREIRO, Paulo (2008). “Artur Adolfo Sarmento”. In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, p. 24.

Atualização:

VENTURA, Ana (2011). “Artur Adolfo Sarmento”. Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 22/09/2011.

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter