SARMENTO, José

Resumo:

Funchal, 1842 - Funchal, 1905

Músico e intelectual madeirense que conviveu com o compositor Franz Liszt. José Sarmento foi organista da Sé, mestre de capela e professor de piano.

Biografia:

 


 

j_sarmentoJosé Sarmento mostrou, desde muito jovem, uma forte vocação para a música e recebeu as primeiras aulas de piano da princesa de Waxel, durante o tempo em que esta residiu na Madeira.
O gosto pela música levou-o a empreender uma viagem pela Europa para ter contacto com os grandes mestres e conhecer as suas obras, de modo a aperfeiçoar os conhecimentos musicais. Entre os grandes músicos com quem conviveu, salienta-se o pianista e compositor húngaro Franz Liszt, um dos vultos intelectuais do movimento artístico romântico.
Após regressar à Madeira, José Sarmento dividiu a sua ação por diversos domínios. Como músico profissional foi primeiramente organista da Sé do Funchal e, posteriormente, mestre de capela.
No âmbito do ensino lecionou piano e foi convidado pelo bispo D. Manuel Agostinho Barreto para dar aulas de música no Seminário Diocesano do Funchal. Devido às suas preocupações pedagógicas José Sarmento criou e imprimiu vários folhetos intitulados Rudimentos de Música, onde explicou os fundamentos teóricos da música tonal e gregoriana.
Além da vertente musical, José Sarmento demonstrou também capacidades intelectuais e literárias, principalmente no domínio católico, com participação em diversos periódicos de cariz religioso, da imprensa regional: foi director do Domingo Católico e um dos redatores d' A Verdade.
José Sarmento promoveu também vários concertos de beneficência nos teatros Esperança e D. Maria Pia, no Palácio de São Lourenço e na sua Quinta de Santa Luzia, onde acompanhava ao piano e ao harmónio, os artistas que visitavam o Funchal e frequentavam estes eventos.
Autoria:

Esteireiro, Paulo (2008). "José Sarmento". In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, p. 19.

Atualização:

Ventura, Ana (2011). "José Sarmento". In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 22/09/2011.

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter