SILVA, António Maria Frutuoso da

Resumo:

Funchal, fl. 1837 – Funchal, 1874

António Maria Frutuoso da Silva dedicou-se ao ensino de rabeca, piano e canto; composição musical profana; fundação e direção de uma Sociedade de Concertos, no Funchal. Foi também músico e cantor da Sé Patriarcal de Lisboa, com presença reconhecida na Corte.

Biografia:
sem_foto3António Maria Frutuoso da Silva fixou residência no Funchal em 1837, onde desenvolveu atividade profissional enquanto professor e piano, rabeca e canto, na sua residência situada na Rua do Perú, N.º 7. O músico também ficou reconhecido com um dos principais compositores de música profana do segundo e terceiro quartéis do século XIX, contemporâneo de Rafael Coelho Machado, Duarte Joaquim dos Santos, Ricardo Porfírio d’Afonseca e José BernesI.

O periódico “A Flor do Oceano”, refere na sua edição de 8 de Janeiro de 1837, que José Maria Frutuoso da Silva anteriormente tinha residência em Lisboa e presença reconhecida na corteII. A fixação de residência e atividade profissional no Funchal foi possivelmente influenciada por de Eduardo Maria Frutuoso da Silva, mestre de capela da Sé do Funchal (falecido a 4 de novembro de 1878)III.
Em 1839 surgem também referências sobre António Maria Frutuoso da Silva como docente de piano, no colégio da professora Felisberta Augusta Teixeira. Este estabelecimento de ensino feminino incluía um corpo docente de professores contratados a desempenhar funções nas disciplinas de música, dança, artes plásticas, francês e inglês; sob a direção de Felisberta Augusta Teixeira, na Rua dos Medinas N.º 13IV.

Em 1840 surgem registos sobre a fundação de uma Socieddasde de Concertos no Funchal. Uma associação com atividade registada até cerca de 1848V e cuja fundação e direção contou com a participação de António Maria Frutuoso da SilvaVI.

Autoria:

Camacho, Liliana (2011). “António Maria Frutuoso da Silva”. Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, 04/10/2011.

Atualização:

Ventura, Ana (2011). “SILVA, António Maria Frutuoso da”. Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, 10/10/2011.

Notas de Referência:

I SILVA, Fernando Augusto da e MENESES, Carlos Azevedo (1998). Elucidário Madeirense, Voll. II. Funchal: Direção Regional dos Assuntos Culturais, p. 416.

II A Flor do Oceano (1837). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: “NA TYPOG. DE THADEO DE SOUZA DRUMMOND, RUA DA QUEIMADA DE BAIXO, CASA Nº2”, publicado em 08/01/1837, p.4.

III SILVA, Fernando Augusto da e MENESES, Carlos Azevedo (1998). Elucidário Madeirense, Voll. II. Funchal: Direção Regional dos Assuntos Culturais, p. 416.

IV A Flor do Oceano (1839). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: “NA TYPOG. DE THADEO DE SOUZA DRUMMOND, RUA DA QUEIMADA DE BAIXO, CASA Nº2”, publicado em 12/09/1839, p.4.

V SILVA, Fernando Augusto da e MENESES, Carlos Azevedo (1998). Elucidário Madeirense, Voll. II. Funchal: Direção Regional dos Assuntos Culturais, p. 419.
Gonçalves, M. A. F. (2008). “As Bandas Filarmónicas na Madeira: 2ª metade do séc./ princípios do séc. XX. Revista Xarabanda. Funchal: Associação Musical e Cultural Xarabanda, Nº 17.

VI Pinto, R. (s/d). Sociedade Philarmónica. (s/l): Prelo, pp.23-24.

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter