SILVA, Nuno Lomelino da

Resumo:

Funchal, 26/12/1892 - Lisboa, 11/11/1967

O cantor Nuno Lomelino da Silva iniciou a sua carreira nos anos áureos da opereta regional madeirense, que ocorreram no início do século XX. Lomelino da Silva sagrou-se nos teatros internacionais como tenor, apelidado de Caruso Português.

Biografia:
nuno_silva1Nuno Lomelino da Silva nasceu no Funchal em 1893 e realizou estudos na Escola Comercial Ferreira Borges e na Escola de Oficiais Milicianos, onde queria preparar-se para prosseguir a carreira militar.
Em 1917 participou ativamente na opereta regional Primeiros Afectos - com texto de Alberto Artur Sarmento e música de Manuel Ribeiro – e foi bastante elogiado pelo seu papel.
O sucesso da sua participação aliado ao apoio de familiares e admiradores desviou Lomelino da Silva da carreira militar e influenciou a sua decisão de viajar para Itália com o objetivo de estudar bel canto. Em 1919I partiu via Lisboa para Milão, onde iniciou a sua carreira na ópera. O cantor estudou alguns anos em Milão e aprofundou conhecimentos musicais de tenor com os maestros Giovanni Laura e Ercole Pezzi. Terminada a sua preparação musical, Lomelino da Silva estreou-se no Teatro Dal Verme, em Milão e alcançou prestígio com os papéis de Duque de Mântua, em Rigoletto de Verdi-; e Rodolfo, em La Bohème de Puccini. O sucesso adquirido em Itália alastrou-se pela Europa com atuações em Espanha, França, Suíça, Holanda e Inglaterra.
Após a afirmação do seu talento nas principais capitais europeias, em 1925 Lomelino da Silva fez uma breve passagem pela Madeira, onde realizou atuações no Teatro Municipal e prosseguiu viagem para os Estados Unidos. Neste período realizou espetáculos em Nova Iorque, Pensilvânia, Massachusetts, Flórida, Virgínia, Califórnia e em 1926 assinou um contrato com a Metropolitan Opera Company of PhiladelphiaII.
A partir da América do Norte o tenor madeirense realizou uma tournée à volta do mundo realizando espetáculos na América Central; África; Europa; e na Ásia, em Xangai, Macau e Java.

Autoria:

Esteireiro, Paulo (2008). “Nuno Lomelino da Silva”. In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística.

Atualização:

Ventura, Ana (2011). “Nuno Lomelino da Silva”. In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 27/04/2011.

Bibliografia:

Carita, R. & Melo, L. F. (1988). 100 Anos do Teatro Municipal Baltazar Dias. Funchal: Câmara Municipal do Funchal.

Esteireiro, P. (2008). “Nuno Lomelino da Silva”. In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, p. 63.

Freitas, M. P. (2005). “Revista de Temas Culturais do Concelho de Câmara de Lobos”. In Girão. Câmara de Lobos: Revista Girão (1ºSemestre de 2007), Vol. II, Nº 4.

Gomes, J. V. (2005). Luiz Peter Clode e o Espólio Legado ao Arquivo Regional da Madeira. Funchal: Arquivo Regional da Madeira.

Gonçalves, M. A. (2008). “As bandas filarmónicas na Madeira - 2ª metade do séc. XIX / princípios do séc. XX”. In Revista Xarabanda. Funchal: Associação Musical e Cultural Xarabanda, Nº 17.

Silva, J. A. (2006). “Um Século de Música Religiosa na Madeira”. In Revista Islenha. Funchal: Direção Regional dos Assuntos Culturais (07/2006-12/2006), Nº39.

Notas de Referência:

I Diário de Notícias (1876 - ). Coleção de Jornais. In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 07/10/1919.

II Diário de Notícias (1876 - ). Coleção de Jornais. In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 23/06/1925.

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter