ALMEIDA, Carolina Dias de

Resumo:

Funchal, fl. 1869 – Funchal, 05/06/1895

Cantora, compositora de peças para teatro e atriz. Carolina Dias de Almeida foi considerada, por Platon de Waxel, como uma das melhores artistas da sua época. Levou à cenas as peças Henriette e Dona Francisquita, com atos cantados e coreografados.

Biografia:
foto_silhueta_femCarolina Dias de Almeida nasceu no Funchal a meados do século XIX e faleceu, nesta cidade, a 5 de junho de 1895. Era filha de Joaquim Dias de Almeida e de Efigénia Carolina Escórcio, casados em Santa Maria Maior, a 21 de janeiro de 1839.

Em 1869 Platon de Waxel referiu na Gazeta da Madeira, os músicos que considerava com maior qualidade artística na época: "Cândido Drumond de Vasconcelos, insigne tocador de machete, Júlio da Silva Carvalho, violinista, Agostinho Martins, violinista, José Sarmento, pianista e organista, Artur Sarmento, concertista, D.Maria Paula Rego, pianista e harpista, D. Carolina Dias de Almeida, cantora".I
Carolina Dias de Almeida também ficou conhecida como autora de peças de teatro, entre as quais Henriette, cena cómica estreada no Funchal em 1887 e Dona Francisquita.
Na área da música escreveu diversas poesias, posteriormente adaptadas para canções, que interpretou em saraus.

A última referência, conhecida, sobre Carolina Dias de Almeida, na área do teatro e da música surge em 1891, na edição do Diário de Notícias de 1 de abril, sobre a estreia de uma peça levada "à cena do Teatro Conde Canavial a esplêndida Zarzuela [com cenas de prosa, canto e dança] composição da Ex.ª Sr.ª D. Carolina Dias de Almeida, em benefício de umas senhoras pobres (...)". A 2 de dezembro a peça estreou estando "tomados todos os lugares, e não era de esperar menos [para] apreciar devidamente o espectáculo deveras encantador e brilhante".II

Autoria:

Clode, Luiz Peter. "Almeida (Carolina Dias de)". In Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses Sécs. XIX e XX. Funchal: Caixa Económica do Funchal.

Atualização:

Ventura, Ana (2011). "ALMEIDA, Carolina Dias de". In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 29/11/2011.

Bibliografia:

Clode, L. P. (1983) "Almeida (Carolina Dias de)". In Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses Sécs. XIX e XX. Funchal: Caixa Económica do Funchal, p. 30.

Diário de Notícias (1876 - ). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 01/04/1891, p. 1.

Silva, F. A. & Meneses, C. A. (1998). "Vakcel, Platão". In Elucidário Madeirense, Volume Terceiro O-Z. Funchal: Direção Regional dos Assuntos Culturais, p. 417.

Notas de Referência:

I Silva, F. A. & Meneses, C. A. (1998). "Vakcel, Platão". In Elucidário Madeirense, Volume Terceiro O-Z. Funchal: Direção Regional dos Assuntos Culturais, p. 417.

II Diário de Notícias (1876 - ). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 01/04/1891, p. 1.

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter