CARVALHO, Júlio da Silva

Resumo:
(?), 1821 - (?), 1903

Violinista, professor e compositor de danças para os bailes do Funchal, Júlio da Silva Carvalho produziu diversas valsas, polkas e quadrilhas.

Biografia:

 

julio_carvalhoA sua vida foi dedicada ao ensino primário, tendo sido professor durante cerca de 60 anos, 53 dos quais na direção do Colégio Funchalense, instituição que fundou em 1845.
Júlio da Silva Carvalho também se dedicou ao domínio político enquanto vereador da Câmara Municipal do Funchal e membro da Comissão Distrital.

 

O Elucidário Madeirense contém referência a uma pensão anual, a cargo da Câmara Municipal do Funchal, no valor de 240 000 Réis, atribuída a Júlio Carvalho nos seus últimos anos de vida, pelos serviços prestados na política e na educação. Júlio Carvalho também dedicou parte da sua vida ao jornalismo, com colaborações nos periódicos O Estudo e A Ordem.

 

O seu nome é referido pelo musicógrafo russo Platon de Waxel como um dos principais músicos da sociedade funchalense, na segunda metade do século XIX.
Júlio Carvalho integrou uma geração de músicos onde se destinguiram: Cândido Drumond e Vasconcelos (intérprete de machete); Agostinho Martins (violinista) e José Sarmento (pianista e organista).
Para além da música também se destinguiu como intérprete de violino nas orquestras dos bailes, da sociedade funchalense.

 

Como compositor dedicou a sua obra a danças de baile nos géneros valsa, polka e quadrilha. Sobre a dança nos bailes do Funchal do século XIX, o livro Apontamentos sobre o Quotidiano Madeirense apresenta a seguinte referência, acerca de um baile realizado em Janeiro de 1888: a "(…) valsa inglesa candenciada e methodica como um pêndulo de relógio, dançada com a gravidade que se põe no cumprimento de um dever sério, oppunha-se ao rodopio da valsa franceza, accelerada no seu movimento por este amor de hyperbole que todos os portugueses possuem (...)".

 

Autoria:

Esteireiro, Paulo (2008). “Júlio da Silva Carvalho”. In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, pp. 5-6.

Atualização:

Ventura, Ana (2011). “Júlio da Silva Carvalho”. Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 21/09/2011.

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter