FREITAS, José Marino Abreu de
Funchal, 02/11/1960 -
Compositor e intérprete, Marino de Freitas integrou diversos grupos de música que nas décadas de 1970 e 1980 tocavam nos hotéis madeirenses mais conhecidos a nível internacional e nos clubs noturnos da época. Ao longo da sua carreira Marino de Freitas também integrou a orquestra que tocava nos programas de Herman José e acompanhou a fadista Mariza numa digressão pelos E.U.A.
José Marino Abreu de Freitas nasceu no Funchal, descendente de uma família de músicos, e frequentou o Conservatório Escola das Artes Eng.º Peter Clode, no entanto, no seu início de carreira ficou reconhecido como um músico autodidata em viola baixo. Começou a tocar muito jovem, em 1974 e durante cerca de 15 anos atuou em várias unidades hoteleiras na região com outros músicos da época.
O conjunto Os Lordes, conhecido na década de 1970 era constituído por Marino de Freitas (baixo); Emanuel Ilídio Gonçalves da Silva (teclas); Rui Silva, Fininho (bateria), Dam Félix (voz); Aurélio (saxofone); Ilídio (órgão); Chico Freitas e Pimenta (guitarras)I.
Segundo a cronologia de Noites da Madeira, em 1974, Os Lordes acompanhavam “o espectáculo Tu Cá Tu Lá no Cine Parque, fazia arraiais e tocava em hóteis no Fim-de-Ano e Carnaval”, tendo na sua constituição alguns dos músicos referidos anteriormente: Marino de Freitas (baixo), Chico Freitas (guitarra), Aurélio (sax), Rui Silva (bateria), Ilídio (órgão), Dam Félix (cantor)II.
O músico também tocou no hotel Savou em 1980 com o conjunto Fireworks, que também integrava Luís Filipe (guitarra), Jumbo, Juanito, João Sousa e Tony Cruz. (hiperlink). Este conjunto atuou no Savoy até 1988III.
Para além dos conjuntos referidos o músico aparece associado ao Águas d’Alto, que em 1984 era constituído por Octávio de Sousa, Vitor Sardinha, Marino de Freitas e Francisco Melim.
Outros músicos com quem Marino Freitas tocou até 1991 foram: Ricardo Gonçalves, Juvenal Abreu, Aloísio, Octávio Pimenta, Zé Melim, Rui RibeiroIV.
Entre os músicos que influenciaram a sua música e a sua aprendizagem constam: Zeca da Silva, Tony Amaral Júnior (hiperlink), Tony Cruz, Conjunto João Paulo e Celso’s Contacto.
“Todos os hóteis tinham música ao vivo neste período (1973/1989)V. Para além dos hóteis estes músicos atuavam noutros locais e clubs nocturnos: no Flamingo, (em especial durante os anos 70); Porto Rico; Mambo; Royal Safari; Jardim do Sol.
No período entre 1970 e final da década de 1980 estes músicos, referidos em conjunto com Marino Freitas, na sua maioria, mantinham contratos para atuações, normalmente com a duração de um ano, motivo pelo qual tinham carteira profissional, e dedicavam-se à atividade como profissão principal.
“O nível musical dos músicos madeirenses estava acima do reato do país. Havia uma grande exigência por parte dos estrangeiros que frequentavam os hotéis. A música valia pela música. Os estrangeiros vinham ao hotel Savoy ouvir a música que lhes tinha marcado a vida"VI.
No seguimento da sua formação e consequentemente na evolução da carreira musical, Marino de Freitas foi para Londres frequentar a Musicians Academy, onde concluiu o Curso em Baixo Elétrico, com distinção.
No seu regresso à Madeira foi distinguido pelo Governo Regional devido ao trabalho efetuado. Mas, segundo publicação no Diário da Madeira, em 1992, “o compositor e intérprete madeirense, Marino de Freitas, deixou a Madeira. Zangado com alguns círculos regionais, este artista, diz não ter recebido de algumas entidades o apoio que precisava para desenvolver o seu trabalho”VII.
Posteriormente foi convidado por Fernando Pereira para integrar a sua banda e fixou residência em Lisboa. Numa nova fase da sua carreira, no continente, passou a integrar a orquestra que acompanhava os programas de Herman José.
Ao longo do seu percurso no Fado gravou e acompanhou nomes como Ana Moura, Carlos do Carmo, Chico Madureira, Cristina Branco, Joana Amendoeira, João Braga, Jorge Fernando, Maria da Fé, Mariza, Mísia, Pedro Moutinho, Teresa Tapadas ou Mafalda Arnauth. Com Mafalda Arnauth produziu e foi diretor musical do álbum Diário (editado pela Universal Music).
Marino Freitas também gravou cinco temas da sua autoria, na voz de Linda Leonardo. Um projeto que considerou como um dos mais interessantes para a sua carreira na área do Fado. Assinou também a produção de vários álbuns, incluindo o trabalho de estreia de Amália do Rosário, uma fadista madeirense.
Em 2006 recebeu o galardão para Melhor Viola-Baixo, na II Grande Gala dos Prémios Amália Rodrigues. E em 2009 acompanhou Mariza, em São Vicente, na Madeira. No mesmo ano integrou a digressão de Mariza, pelo álbum Terra. Uma temporada de três meses, na costa leste dos Estados Unidos da América, com um total de 45 concertos. Para Marino de Freitas foi "uma experiência inédita (…) nunca estive tanto tempo fora do meu país e, sobretudo, nos Estados Unidos"VIII.
Ainda segundo o baixista existiu “uma enorme motivação da parte de todos no sentido de divulgar, nessa parte dos Estados Unidos, não só o trabalho Terra, mas também a música portuguesa interpretada por Mariza"IX.
Na Madeira, Marino de Freitas voltou a ser homenageado pelo seu trabalho, numa das edições do Festival Funchal Jazz.
Camacho, Rui & Sardinha, Vitor (2005). “José Marino Abreu de Freitas”. Noites da Madeira. Funchal: Associação Musical e Cultural Xarabanda, p. 145.
Ventura, Ana (2012). “FREITAS, José Marino Abreu de”. In Dicionário de Músicos Madeirenses. Divisão de Investigação e Documentação: Gabinete Coordenador de Educação Artística. Funchal: atualizado em 05/04/2012.
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Álbum Diário |
Camacho, R. & Sardinha, V. (2005). “José Marino Abreu de Freitas”. Noites da Madeira. Funchal: Associação Musical e Cultural Xarabanda, p. 145.
Diário de Notícias (1876 - ). “Marino de Freitas”. CorreCaminhos - Blog de Música. Acedido em http://correcaminhos.blogs.sapo.pt/125588.html a 5 de abril de 2012.
Marceneiro, D. (s/d). “Marino de Freitas – Viola Baixo”. Blog de Vítor Duarte Marceneiro. Acedido em http://lisboanoguiness.blogs.sapo.pt/135253.html a 5 de abril de 2012.
I Camacho, R. & Sardinha, V. (2005). “José Marino Abreu de Freitas”. Noites da Madeira. Funchal: Associação Musical e Cultural Xarabanda, p. 145.
II Camacho, R. & Sardinha, V. (2005). “José Marino Abreu de Freitas”. Noites da Madeira. Funchal: Associação Musical e Cultural Xarabanda, p. 145.
III Camacho, R. & Sardinha, V. (2005). “José Marino Abreu de Freitas”. Noites da Madeira. Funchal: Associação Musical e Cultural Xarabanda, p. 145.
IV Camacho, R. & Sardinha, V. (2005). “José Marino Abreu de Freitas”. Noites da Madeira. Funchal: Associação Musical e Cultural Xarabanda, p. 145.
V Camacho, R. & Sardinha, V. (2005). “José Marino Abreu de Freitas”. Noites da Madeira. Funchal: Associação Musical e Cultural Xarabanda, p. 145.
VI Camacho, R. & Sardinha, V. (2005). “José Marino Abreu de Freitas”. Noites da Madeira. Funchal: Associação Musical e Cultural Xarabanda, p. 145.
VII Diário de Notícias (1876 - ). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 10/05/1992, p. 10.
VIII Diário de Notícias (1876 - ). “Marino de Freitas”. CorreCaminhos - Blog de Música. Acedido em http://correcaminhos.blogs.sapo.pt/125588.html a 5 de abril de 2012.
IX Diário de Notícias (1876 - ). “Marino de Freitas”. CorreCaminhos - Blog de Música. Acedido em http://correcaminhos.blogs.sapo.pt/125588.html a 5 de abril de 2012.