MENEZES, Carlos

Resumo:

Funchal, 29/09/1920 - Lisboa, 18/12/2011

Intérprete de trompete e guitarra no estilo Jazz. Carlos Menezes é um músico reconhecido pela adaptação técnica de uma guitarra clássica à sonoridade de uma guitarra elétrica, através de um pequeno microfone e um amplificador. O músico integrou também o conjunto Tony Amaral and His Boys.

Biografia:
carlos_menezesO guitarrista madeirense Carlos Menezes nasceu em 1920 no Funchal, no seio de uma família de músicos. O seu pai era trompetista na Banda Filarmónica do Funchal Os Artistas, o irmão era saxofonista e o avô construía e tocava instrumentos musicais.
Carlos Menezes começou a sua atividade musical em idade precoce. Aos quatro anos de idade iniciou a aprendizagem e prática de guitarra, tocando com o pai, que o acompanhava à viola.
A sua aprendizagem musical foi reforçada aos 15 anos, quando entrou para a Banda Filarmónica Os Artistas, a mesma onde o pai tocava. Nesse agrupamento aprendeu a tocar trompete e teve as primeiras lições de solfejo, no entanto manteve a prática de guitarra.

A atividade musical de Carlos Menezes assumiu um caráter profissionalizante quando foi convidado para fazer uma audição musical no Hotel Belavista, a convite do cantor Max. Na audição encontrava-se a assistir o pianista Tony Amaral, que gostou do desempenho de Carlos Menezes e convidou o músico gostaram para tocar no hotel no conjunto Tony Amaral and His Boys.
Impulsionado pela constante prática musical, no Hotel Belavista na boîte Flamingo – onde atuou durante três anos, Carlos Menezes começou a ouvir programas da BBC, com o objetivo de aprender novas vertentes musicais (modas) e sonoridades. Foram estes programas musicais ingleses que inspiraram o músico para criar uma guitarra elétrica.
Na prática Carlos Menezes adaptou a uma guitarra clássica um pequeno microfone de contacto e ligou-o a um amplificador de 30 Watts. A inovação técnica na guitarra surgiu numa época em que não havia guitarras elétricas à venda nas lojas de música, quer na Madeira, ou em Portugal continental.
 
A invenção de Carlos Menezes
Em 1947 quando se deslocou a Lisboa, em digressão com o conjunto Tony Amaral and His Boys, Carlos Menezes utilizou a guitarra com as suas alterações e a nova sonoridade produzida foi uma novidade recebida com bastante interesse.
Em Lisboa os guitarristas que tocavam nos grupos musicais usavam guitarras acústicas, sem amplificação própria. Assim, quando o músico madeirense mostrou a sua invenção a um construtor de instrumentos lisboeta e pediu-lhe que fizesse uma guitarra com este dispositivo, o construtor ainda questionou a viabilidade do engenho.
Este construtor anónimo da casa de música Santos Beirão fez a guitarra elétrica de acordo com as adaptações de Carlos Menezes e alguns meses depois a guitarra, com caraterísticas semelhantes ao projeto de Carlos Menezes, encontrava-se em exposição na montra da sua loja.

No entanto, apesar da sua cultura musical desenvolvida e dos conhecimentos teóricos e práticos na execução de instrumentos, Carlos Menezes não tinha consciência das implicações que a invenção deste instrumento poderia ter. E de fato a guitarra elétrica entrou no mercado com excelentes volumes de venda. Mas Carlos Menezes não usufruiu do monopólio comercial, que se construiu em torno da sua invenção. O músico não exigiu qualquer tipo de comparticipação pela sua ideia e, inicialmente, quando pediu ao construtor de instrumentos que fizesse-se uma guitarra com as características pedidas pagou a quantia de 1000$00, numa época em que o ordenado médio não atingia 100$00 por dia.  
Na época em que criou a sua guitarra elétrica, durante o período em que esteve em Lisboa guitarrista começou a tocar regularmente com Tony Amaral e Max em algumas das principais casas com música de Lisboa, entre as quais: o Casino Estoril e a boîte Nina.
Após o período em que Tony Amaral and His Boys atuaram em Lisboa o grupo foi convidado para atuar em Madrid, onde a guitarra inventada por Carlos Menezes criou muitas expetativas.

O músico madeirense teve uma longa carreira musical e alcançou a distinção como uma dos maiores guitarristas portugueses, pioneiro da guitarra Jazz em Portugal.
As sonoridades jazzísticas que desenvolveu como guitarrista surgiram sobretudo a partir dos contatos com os músicos das esquadras americanas, que aportavam na capital portuguesa.

Autoria:

Esteireiro, Paulo (2008). “Carlos Menezes”. In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística.

Atualização:

Ventura, Ana (2011). “MENEZES, Carlos”. In Dicionário de Músicos na Madeira. Divisão de Investigação e Documentação: Gabinete Coordenador de Educação Artística. Funchal: atualizado em 27/10/2011.

Bibliografia:

Esteireiro, P. (2008). “Carlos Menezes”. In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, p. 83-84.

Gomes, J. V. (2005). Luiz Peter Clode e o Espólio Legado ao Arquivo Regional da Madeira. Funchal: Secretaria Regional do Turismo e Cultura, Direção Regional dos Assuntos Culturais; Arquivo Regional da Madeira.

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