OLIM, Edmundo Menezes de

Resumo:

Machico, 16/10/1908 – Funchal, 03/12/1971

 

Músico, arranjista e diretor artístico, Edmundo Olim também foi professor particular de guitarra e viola. A sua relevância no panorama musical madeirense deve-se ao contributo enquanto diretor artístico do Septeto Passos Freitas e instrumentações de músicas para o referido grupo.

Biografia:

 


 

olimEdmundo Meneses de Olim nasceu em Machico a 16 de uutubro de 1908 e faleceu no Funchal a 3 de dezembro de 1971. Casou com Virgínia Barros e Sousa de Olim, com quem teve três filhos: Rui, Artur e Edmundo. Também músicos, embora interpretes amadores de viola, gaita e sintetizador.

 

Edmundo Olim realizou a sua formação académica no Liceu Jaime Moniz e frequentou a Academia de Música, Belas-Artes e Línguas da Madeira atual Conservatório – Escola das Artes Eng.º Luiz Peter Clode. O músico tinha experiência na execução de diversos instrumentos: guitarra, violoncelo, guitarra portuguesa, bandolim e cordofones tradicionais madeirenses. Segundo o seu filho Edmundo, o pai mencionava frequentemente que tinha aprendido música "a sério" com o capitão. Uma referência a Gustavo Coelho, durante o tempo em que lecionou solfejo na Academia de Música, Belas-Artes e Línguas da Madeira. Uma informação disponível nos folhetos do regulamento interno da Academia.
A frequência de Edmundo Olim na Academia em 1926 coincidiu com a realização do seu serviço militar, durante o qual Edmundo integrou um grupo de aprendizes de música do Regimento de Infantaria N.º 13. Uma orquestra com regência de Ramiro Ângelo Álvares, filho do músico Ângelo Álvares de Freitas, constituída por: Edmundo Menezes Olim, Amadeu Pestana, Manuel Vieira, João Ângelo Álvares, José Gomes, Moisés Teófilo de Andrade, José Bernardo Pereira, José da Câmara Figueira e António de Freitas Júnior.
Entre 1930 e 1971 Edmundo Olim manteve outra atividade para além da música estabelecendo-se como comerciante na empresa Artur Barros & Sousa, onde alcançou a cargo de sócio-gerente, em 1952. Nesta época também dava aulas de guitarra e viola a famílias da sociedade madeirense e a ingleses radicados no Funchal.
A sua relevância no panorama musical madeirense deveu-se ao contributo enquanto diretor artístico do Septeto Passos Freitas, nas instrumentações musicais realizadas para o grupo e na execução de viola de nove cordas. Para além da sua presença no septeto, Edmundo Olim também integrou a Orquestra Passos de Freitas.
As atuações do septeto foram amplamente noticiadas na imprensa da época devido ao estilo virtuoso de Edmundo Olim, que participava frequentemente em récitas como noticiado no Diário de Notícias de 8 de Abril de 1933. Nesta edição foi destacada uma récita académica devido a "algumas guitarradas com acompanhamento de viola, executadas pelos ex.mos e conhecidos virtuosos Srs. Luiz Barbeito e Edmundo Olim (…)" para além das atuações destes músicos foram também interpretados "alguns Fados à guitarra pelos estudantes Leonel Santos e o jovem Sidónio de Gouveia, dois cantadores que se vêm distinguidos nos Fados de Coimbra".
O Diário de Notícias também noticiou um baile realizado no Ateneu Comercial, em Abril de 1932. Uma homenagem à orquestra de Jazz Dalberto Castro, em que Edmundo Olim interpretou um solo de guitarra.
Quanto à obra do músico até à presente data não existem muitos registos de composições. O arquivo pessoal, disponibilizado pelo seu filho Edmundo Olim contém, sobretudo, cópias manuscritas, adaptações e instrumentações de peças de compositores célebres.

 

Autoria:

Gomes, Catarina (2011). “Edmundo Menezes de Olim”. Realizado no âmbito da Disciplina Ciências Musicais VI, integrada no plano curricluar da Licenciatura em Educação Musical, do Instituto Superior de Ciências Educativas, Universidade da Madeira.

Atualização:

Ventura, Ana (2011). “Edmundo Menezes de Olim”. Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 06/09/2011.

Bibliografia:

Diário de Notícias (1876 - ). “Coleção de Jornais”. In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 15/04/1932, p. 1.

Diário de Notícias (1876 - ). “Coleção de Jornais”. In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 08/04/1933, p. 1.

Freitas, M. P. (2006). “Notas [Musicais] Soltas – Um contributo para a história da música na Madeira: Concelho do Funchal”. Girão – Revista de Temas Culturais do Concelho de Câmara de Lobos (2º Semestre de 2006), vol. II, N.º 3. Câmara de Lobos: Câmara Municipal de Câmara de Lobos, pp. 86-87.

Gomes, C. (2011). Entrevista realizada por Catarina Gomes a Edmundo Olim, filho. Realizada no âmbito da Disciplina Ciências Musicais VI,  integrada no plano curricular da Licenciatura em Educação Musical, do Instituto Superior de Ciências Educativas, Universidade Madeira.

Morais, M. (coord.) (2008). A Madeira e a Música - Estudos (c.1508-c.1974). Funchal: Empresa Municipal “Funchal 500 Anos”.

Notas de Referência:

IGomes, C. (2011). Entrevista realizada por Catarina Gomes a Edmundo Olim, filho. Realizada no âmbito da Disciplina Ciências Musicais VI, integrada no plano curricular da Licenciatura em Educação Musical, do Instituto Superior de Ciências Educativas, Universidade da Madeira.

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