PEREIRA, Felisberta Augusta Soares

Resumo:

Funchal, fl. 1836 - ?

Professora e diretora de um colégio feminino onde se ministravam aulas nas áreas da literatura, matemática, lavores domésticos, artes plásticas, música e dança. Felisberta Augusta Soares fundou e dirigiu este estabelecimento de ensino na primeira metade do século XX, no Funchal: o “Colégio para Educação de Meninas”.

Biografia:

 

foto_silhueta_femFelisberta Augusta Soares Pereira começou a sua atividade musical com a docência de aulas particulares na Rua dos Pintos, Casa N.º17, onde ensinava jovens a “a ler, escrever, contar, cozer e bordar de branco, matizes e tapeçarias, a mil reis por mês”. Para além Das atividades referidas a professora também estava apta a ensinar dança e noções de música, para leitura de partituras e a aprendizagem de melodias simples fim de se tornarem aptas em lê-la, para depois se aplicarem a qualquer instrumento que lhes [agradasse]”.

Segundo o jornal “A Flor do Oceano” na sua publicação de 18 de Dezembro de 1836, quem quisesse usufruir de aulas de dança e tradução de francês, pagaria três mil reis e, ainda, para aprender a “arte de música” o custo seria de cinco mil reis. A referida Casa n.º 17 receberia “algumas pensionistas, a quem [ministraria], além do ensino, comer e roupa lavada e gomada, a dez mil reis mensais”I.

Em 1839 Augusta Soares Pereira marca destaque na educação feminina madeirense como proprietária e diretora de um colégio, um cargo que na sua época não era habitualmente ocupado por mulheres.
O “Collegio para Educação de Meninas”, situado na rua dos Medinas, n.º 13, oferecia os seguintes “objectos de ensino”, segundo a edição do jornal A Flor do Oceano de 12 de Setembro de 1839:

“Ao cuidado da Directora
LER, Escrever, Contar, Coser, Marcar, Tapeçaria, Bordar branco e de Matises; a 1:000 rs. por mez cada menina, e lição diária. Acrescentando-se a este ensino, o de Flores de papel d'Arroz, e de Lã; e outras obras curiosas, pagarão mais 500 rs. mensaes.
Ao cuidado do Sr. J. Winterton
INGLEZ, e FRANCEZ - Três lições por semana a cada menina, a 200 rs. por lição de cada Idioma.
Ao cuidado do Sr. Francisco Dionicio Breciano
DESENHO - Duas lições por Semana a cada menina, a 100 rs. por lição.
Ao cuidado do Snr. António Maria Furtuoso [Fructuôso] da Silva
PIANO - Três lições por Semana a cada menina, a 200 rs., por lição.
Ao cuidado do Snr. Germano Soares
DANÇA - Três lições por Semana a cada menina, 100 rs. por lição”II.

Segundo a base de dados do Arquivo Regional da Madeira, Felisberta Augusta Soares casou em 1839 com João Teixeira, em São PedroIII. Devido a este fato existem referências da professora como Felisberta Augusta Soares Pereira, publicadas numa edição de “A Flor do Oceano” de 1836IV e posteriormente, em 1839, enquanto diretora do “Collegio para Educação de Meninas”, como Felisberta Augusta Teixeira.

 

Autoria:

Camacho, Liliana (2011). “Felisberta Augusta Soares”. Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, 27/09/2011.

Atualização:

Ventura, Ana (2011). “PEREIRA, Felisberta Augusta Soares”. Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, 10/10/2011.

Notas de Referência:

I A Flor do Oceano (1836). “Coleção de Jornais”. In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: “NA TYPOG. DE THADEO DE SOUZA DRUMMOND, RUA DA QUEIMADA DE BAIXO, CASA Nº2”, 18/12/1836, p.4.

II A Flor do Oceano (1839). “Coleção de Jornais”. In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: “FUNCHAL ANNO DE 1839. NA TIPOG. DE THADEO DE SOUSA DURMMOND. Rua da Queimada debaixo Nº2”, 12/09/1839, p.4.

III http://www.arquivomadeira.org:81/bds/casamentospt/Ccasamentoslist.asp?psearch=felisberta+augusta&Submit=Procurar+%A0%28*%29&psearchtype, consultado a 21/09/2011.

IV A Flor do Oceano (1836). “Coleção de Jornais”. In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: “NA TYPOG. DE THADEO DE SOUZA DRUMMOND, RUA DA QUEIMADA DE BAIXO, CASA Nº2”, 18/12/1836, p.4.

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter