QUINTAL, João Maurício Tavares
Estreito de Câmara de Lobos, 14/10/1960 –
Professor, intérprete de clarinete, violino e piano. O maestro, Maurício Quintal atuou em diversas bandas filarmónicas: Banda Recreio Camponês, a Banda Militar da Madeira, a Banda Filarmónica da Casa do Povo de São Vicente.

Ao longo da sua formação musical estudou violino, piano, clarinete, oboé e fagote. Entre os seus professores constam o seu pai, João Quintal; Zita Gomes; João Luís; Raul Serrão; e Sérgio Godinho.
João Maurício Quintal, nome artístico pelo qual é reconhecido, também frequentou o Curso de Regentes Amadores de Bandas de Música, em Oeiras; e seminários promovidos por Carlos Godinho, Isabel Carneiro e Keith Swanwick.
Maurício Quintal integrou a Banda Recreio Camponês, a Banda Militar da Madeira, a Banda Filarmónica da Casa do Povo de São Vicente e Orquestra Ligeira da Madeira, seguindo a tradição familiar, tendo em conta que seu pai também foi intérprete de violino e clarinete, maestro, compositor de obras direcionadas para filarmónicas e regente, fundador da Orquestra de Câmara da Madeira, chefe da Banda da Zona Militar e da Banda Recreio Camponês.
Enquanto professor também lecionou na Escola do 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol.
Silva, Eugénio (2011). "João Maurício Tavares Quintal". Realizado no âmbito da Disciplina Ciências Musicais VI, integrada no plano curricular da Licenciatura em Educação Musical, do Instituto Superior de Ciências Educativas, Universidade da Madeira.
Ventura, Ana (2012). "QUINTAL, João Maurício Tavares". Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, 30/04/2012.