SERRÃO, Raul Gomes

Resumo:

Funchal, 21/05/1934 –

Músico, militar e professor, Raul Gomes Serrão integrou a Banda Militar da Madeira; foi regente da Filarmónica União Calhetense e da Filarmónica do Faial; e professor no Conservatório – Escola das Artes da Madeira. Raul Gomes Serrão participou também na fundação da Banda Paroquial de São Lourenço.

Biografia:

raul_gomes_serraoRaul Gomes Serrão é natural da freguesia de Santo António, onde nasceu no dia 21 de Maio de 1934.
Em paralelo com a atividade de músico aos dezassete anos Raul Gomes Serrão mantinha a profissão de carpinteiro.

 

Em 1951 ingressou na Banda Distrital do Funchal onde iniciou a aprendizagem técnica da música. E no dia 22 de Junho 1952 Raul Gomes Serrão saiu a tocar com a banda pela primeira vez.

A 2 de Abril de 1955, com vinte anos, incorporou o exército.
O cumprimento do serviço militar permitiu-lhe ingressar na Banda Militar da Madeira e a partir desta colocação desenvolveu a sua carreira como militar e músico. Em 1956 concorreu a cabo-músico e no ano seguinte a furriel.
Simultaneamente com a carreira na Banda Militar da Madeira tocou em algumas bandas civis, como músico convidado. Em 1958, com a patente de sargento, dirigiu a Filarmónica União Calhetense; entre 1962 e 1965 a Banda Nova da Ribeira Brava; e entre 1965 e 1968 a Filarmónica do Faial.

Em 1972 o músico aceitou o desafio proposto pelo padre António Joaquim Figueira Pestana Martinho, para assumir a responsabilidade artística na co-fundação da Banda Paroquial de São Lourenço, da Camacha. O agrupamento musical foi fundado a 10 de Agosto de 1973 e teve Raul Gomes Serrão como primeiro ensaiador e maestro. Contudo o músico abandonou essa tarefa a poucos meses da primeira apresentação pública devido à sua colocação militar em Luanda.
Raul Gomes Serrão partiu para Angola no dia 2 de Julho de 1973, onde esteve destacado até 1975 como subchefe da Banda Militar local. Aquando da sua partida para o Ultramar deixou não só a regência da Banda Paroquial da Camacha mas, também, a regência da Banda Municipal de Câmara de Lobos e da Banda de Música da Polícia de Segurança Púbica.

De regresso à Madeira em 1975, reassumiu a regência da Banda Municipal de Câmara de Lobos, onde permaneceu até 1980, procedido a 13 de Julho de 1980 por José António Faria. Um desempenho que foi registado pela imprensa regional na edição de 7 de dezembro de 1976 do Diário de Notícias: "Integrado nas comemorações do seu 104º aniversario, a Banda Municipal de Câmara de Lobos dará um concerto publico hoje domingo, pelas 18:30 horas, no coreto do Largo da República, naquela vila, sob a regência do Sr. Raul Gomes Serrão"I.

Na mesma época Raul Gomes Serrão dirigiu a Orquestra de Câmara da Madeira e foi sub-chefe da Banda Militar da Madeira.
Entre 1991 e 1994 foi regente da Banda Municipal do Funchal e lecionou no Conservatório – Escola das Artes da Madeira.

No que diz respeito à sua obra, Raul Gomes Serrão compôs várias peças musicais, nomeadamente, marchas alusivas aos aniversários das bandas que dirigiu.

Autoria:

Freitas, Manuel Pedro (2011). "Notas [Musicais] Soltas Contributo para a história da música na Madeira – Raul Gomes Serrão". In Girão - Revista de Temas Culturais do Concelho de Câmara de Lobos, N.º6. Câmara de Lobos: Câmara Municipal.

Atualização:

Ventura, Ana (2011). "SERRÃO, Raul Gomes". In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 15/11/2011.

Bibliografia:

Freitas, M. P. (2011). "Notas [Musicais] Soltas Contributo para a história da música na Madeira – Raul Gomes Serrão". In Girão - Revista de Temas Culturais do Concelho de Câmara de Lobos, N.º6. Câmara de Lobos: Câmara Municipal, p. 152.

 

Paróquia da Camacha (2010). "Banda Paroquial de São Lourenço". Movimentos – Sector Recreativo. Acedido em 15/11/2011:
http://www.paroquiadacamacha.com/web/index.php?option=com_content&view=article&id=26&Itemid=40 .

Notas de Referência:

I Diário de Notícias (1976). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 07/12/1976, p. 7.

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter