SILVA, João Arnaldo Rufino da

Resumo:

Câmara de Lobos, 1929 – Funchal, 18/07/2016

O músico João Arnaldo Rufino da Silva é reconhecido pelo trabalho desenvolvido na música sacra, em particular pela sua especialização em canto gregoriano. Também professor e musicólogo, Rufino da Silva lecionou Educação Musical e dirigiu o Coro do Seminário e o Orfeão Madeirense.

Biografia:

rufino_da_silvaRufino da Silva nasceu no concelho de Câmara de Lobos, em 1929 e iniciou a sua formação académica com o 4º ano do curso do Seminário Diocesano do Funchal no início da década de 1950, tendo sido ordenado sacerdote em 1953 e manteve-se no sacerdócio durante 23 anos. Posteriormente, abandonou as suas funções clericais e dedicou-se somente à dinamização da música vocal religiosa, na direção de vários agrupamentos vocais, na Madeira. Entre estes agrupamentos, destacou-se o Coro do Seminário Diocesano, que Rufino da Silva dirigiu durante treze anos entre as décadas de 1950 e 1960.

No contexto de procurar melhorar o nível do canto gregoriano na Madeira, a diocese decidiu enviar o então padre Rufino da Silva para o Colégio Português em Roma, com o propósito de frequentar o Instituto Pontifício de Música Sacra, devido à posição de destaque na música sacra. Neste instituto, Rufino da Silva estudou Canto Gregoriano e Composição Sacra e terminou a licenciatura em 1962. Os estudos em Roma foram complementados com o curso do Método Ward. Um método criado por Justine Ward, com o propósito de formar música e músicos, de acordo com as orientações do Motu Proprio. Rufino da Silva frequentou este curso em Paris, no Instituto Ward em 1960.
No entanto, a sua especialização em canto gregoriano acabou por ser pouco aproveitada, visto que, em 1964, de acordo com as novas normas conciliares definidas no Concílio do Vaticano II para a área da música, a missa cantada em latim caiu em desuso, assim como o canto gregoriano.

Ao longo da sua vida Rufino da Silva manteve uma formação académica constante e em 1975 concluiu também o curso superior de Canto de Concerto pela Academia de Música, Belas-Artes e Línguas da Madeira, em 1975. Realizou também um estágio de Educação Musical na Escola Preparatória Francisco Arruda, em Lisboa, através do qual adquiriu o diploma profissional do Magistério da Educação Musical.
A sua residência em Lisboa permitiu-lhe integrar o Coro Gulbenkian em 1978. Atividade que manteve até 1994 e lecionou Educação Musical na Escola Preparatória de São Julião da Barra, em Oeiras, de 1980 a 1994.
Durante 10 anos, de 1994 a 2004, o músico integrou o Coro Paz e Bem, em Oeiras. Rufino da Silva foi também director artístico do Orfeão Madeirense.
Atualmente pertence ao Coro Solemnis de Lisboa, dedicado ao canto gregoriano.

Na obra publicada de João Arnaldo Rufino da Silva salientam-se Cânticos Populares Madeirenses em 1988; Cânticos Religiosos do Natal Madeirense, um livro editado da Direção Regional dos Assuntos Culturais que permitiu a gravação posterior de dois CD’s, num trabalho que resultou de uma recolha feita pelo músico, sobre cânticos populares do Natal madeirense; Canções Populares Madeirenses a Coro Misto, uma edição de Rufino da Silva, realizada em 2001 em Oeiras; e um Século de Música religiosa na Madeira, editado em 2005.
No domínio da investigação musicológica publicou artigos sobre música sacra na Madeira na revista Islenha, na revista Girão e colaborou no livro A Madeira e a Música, com um artigo intitulado "Música Religiosa na Madeira".

 

Autoria:

Esteireiro, Paulo (coord.) (2008). "João Rufino da Silva". In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística.

Atualização:

Ventura, Ana (2012). "SILVA, João Arnaldo Rufino da". In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 27/02/2012.

Bibliografia:

Esteireiro, P. (coord.) (2008). "João Rufino da Silva". In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, pp. 87-88.

Gonçalves. C. et al. (2006). Regionalização do currículo de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico. Funchal: Secretaria Regional de Educação; Direção Regional de Educação; Gabinete Coordenador de Educação Artística, p. 117.

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter