SILVA, Manuel Olímpio da

Resumo:

Santos, Brasil, 1896 – Ribeira Brava, 10/11/1963

Músico e regente da Banda Filarmónica do Campanário. Manuel Olímpio da Silva também fundou a Tuna Ribeirabravense e dirigiu a Banda Municipal da Ribeira Brava.

Biografia:

 

olimpio_silvaManuel Olímpio da Silva era natural da freguesia de Nossa Senhora do Rosário da Aparecida, localidade de Santos, no Brasil, onde nasceu em 1896. Faleceu na ilha da Madeira a 10 de Novembro de 1963, na Ribeira Brava, onde residia. Era filho de António Gomes da Silva, natural da freguesia da Tabúa e de Georgina Fernandes da Silva, natural da Ribeira Brava. Manuel Olímpio da Silva casou na Ribeira Brava, a 14 de Novembro de 1928 com Conceição Celeste Marques Macedo de Sousa e Silva, de quem houve Hamilton Leonildo Silva.

Manuel Olímpio da Silva foi músico e regente da Banda Filarmónica do Campanário; fundador e regente da Tuna Ribeirabravense, que surgiu em 1925; e regente da Banda Municipal da Ribeira Brava entre 1938 e 1961. A par da sua atividade como regente de bandas filarmónicas mantinha a profissão de Contínuo na Câmara Municipal da Ribeira Brava.

 

Autoria:

Freitas, Manuel Pedro (2011). "Notas [Musicais] Soltas Contributo para a história da música na Madeira – Manuel Olímpio da Silva". In Girão - Revista de Temas Culturais do Concelho de Câmara de Lobos, N.º6. Câmara de Lobos: Câmara Municipal.

Atualização:

Ventura, Ana (2011). “SILVA, Manuel Olímpio da”. In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 03/11/2011.

Bibliografia:

Freitas, M. P. (2011). "Notas [Musicais] Soltas Contributo para a história da música na Madeira – Manuel Olímpio da Silva". In Girão - Revista de Temas Culturais do Concelho de Câmara de Lobos, N.º6. Câmara de Lobos: Câmara Municipal, p. 143.

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter