SILVA, Tito Abílio da

Resumo:

Câmara de Lobos, 12/09/1937 – Câmara de Lobos, 10/12/2008

Integrou a Banda Recreio Camponês e a Banda Militar. Tito Abílio da Silva foi também regente da Banda Filarmónica do Faial e da Banda Municipal da Ribeira Brava.

Biografia:
tito_silvaTito Abílio da Silva era natural da freguesia de Câmara de Lobos, onde nasceu no dia 12 de Setembro de 1937 e faleceu a 10 de Dezembro de 2008. Filho de João Quirino da Silva e de Maria Matilde da Silva, Tito Abílio da Silva foi casado com Lúcia Gomes de Freitas Silva, de quem houve descendência.

Músico e militar iniciou a sua formação musical aos 14 anos, na Banda Recreio Camponês, com o mestre Ornelas. Com 15 anos começou a atuar em festas populares e religiosas com a Banda Recreio Camponês, na qual, mais tarde, acabaria por desempenhar o cargo de presidente da direção.

Em Abril de 1958 assentou praça no exército, passando a integrar, em Setembro do mesmo ano a Banda Militar, onde permaneceu até à sua reforma e atingiu a patente de Major. Tito Abílio da Silva foi também regente da Banda Filarmónica do Faial e da Banda Municipal da Ribeira Brava.

Autoria:

Freitas, Manuel Pedro (2011). "Notas [Musicais] Soltas Contributo para a história da música na Madeira –Tito Abílio da Silva". In Girão - Revista de Temas Culturais do Concelho de Câmara de Lobos, N.º6. Câmara de Lobos: Câmara Municipal.

Atualização:

Ventura, Ana (2011). “SILVA, Tito Abílio da”. In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 04/11/2011.

Bibliografia:

Freitas, M. P. (2011). "Notas [Musicais] Soltas Contributo para a história da música na Madeira –Tito Abílio da Silva". In Girão - Revista de Temas Culturais do Concelho de Câmara de Lobos, N.º6. Câmara de Lobos: Câmara Municipal, p. 144.

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter