VAZ, Fernando Carlos de Meneses
Santana, 1884 - Funchal, 1954
Compositor sacro segundo as normas do “Motu Próprio, um documento em que o Papa Pio X deu orientações precisas para banir da Igreja toda a música teatral, de estilo florido. O cónego Fernando Vaz participou na segunda edição da obra “Melodias Sacras” e compôs um novo repertório sacro com peças de estilo silábico sóbrio e austero.
Natural de Santana, o cónego Fernando Carlos de Meneses Vaz foi, além de sacerdote, genealogista, escritor e músico. Cursou o Seminário Diocesano do Funchal no início do século XX e foi ordenado padre em 1909. No ano anterior, ainda como seminarista, participou na elaboração da 2ª edição aumentada da obra “Melodias Sacras”, uma coleção de cânticos religiosos organizada pelos seminaristas da diocese do Funchal, em 1908. Nesta obra constavam músicas que se enquadravam dentro das normas do “Motu Próprio” de 1903, um documento em que o Papa Pio X deu orientações precisas para banir da Igreja toda a música teatral, de estilo florido, baseada nas melodias das óperas mais conhecidas.
Devido às orientações do “Motu Próprio” os sacerdotes com conhecimentos musicais foram incentivados à criação de um novo repertório livre de “fiorituras no canto e no acompanhamento”. Assim, surgiu um grande número de novas composições originais sacras, ao longo da primeira metade do século XX. Fernando Vaz compôs um elevado número de obras vocais em latim, caraterizadas por um estilo silábico sóbrio e austero: “Avé Verum” a duas vozes; “Tantum Ergo” a três vozes; “Te Deum”; “Responsórios de Natal”; “Moteto” para antes do Evangelho na Festa de Sant’Ana; “Responsórios de 6.ª feira Santa” e seis missas em latim.
Esteireiro, Paulo (2008). "Fernando Vaz". In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, p. 49.
Ventura, Ana (2011). "VAZ, Fernando Carlos de Meneses". Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 23/09/2011.