VERDINI, Albino
Funchal, fl. 1870 - ?
Albino Verdini foi um cantor lírico italiano que realizou vários concertos de ópera no Funchal, durante a década de 1870, com a sua Companhia Dramática Italiana. O cantor contribuiu para promoção da música lírica nos teatros do Funchal, sendo considerado considerado o introdutor do género musical na Madeira.
Em 1870 a Companhia Dramática Italiana esteve na Madeira e entre os seus artistas principais figuravam a cantora francesa Bianca Dejean, a italiana Laura Sanzini, o maestro Francisco Villa y Dalmau e o cantor lírico Albino Verdini, com origem italiana. Os espetáculos da Companhia foram realizados no Teatro Esperança, com acompanhamento orquestral de Francisco Villa y Dalmau, regente de orquestras, lecionou canto coral, piano, violino, solfejo, harmonia na Madeira e integrou a companhia lírica de Albino Verdini.
O Diário de Notícias, na sua edição de 6 de novembro 1879 anunciou o primeiro concerto de César Augusto Casella, no Teatro Esperança, um músico também de origem estrangeira, violoncelista e compositor, que realizou inúmeros concertos na Madeira, em várias temporadas. No concerto de Augusto Casella participaram "as sras. Sanzini, Bianca Dejean, e o sr. Albino Verdini", os acompanhamentos orquestrais foram "executados pelo sr. Francisco Vila".I
Sobre a participação de Verdini, Francisco Villa y Dalmau e César Augusto Casella em espetáculos realizados o Diário de Notícias publicou a 27 de junho de 1879 que "foi esplendido o 5º concerto vocal e instrumental do sr. Casella, que teve um êxito admirável, merecendo o Sr. Casella, Verdini e Vila, bem como as senhoras Sansini e Dejean os mais energéticos aplausos".II
A 31 de julho de 1879, o Diário de Notícias publicou a "saída para Tenerife dos srs. Casella, Verdini e Villa e das sras. Sanzini e Dejean", em digressão.III
Ainda em Novembro de 1879 Verdini regressa aos palcos madeirenses com a companhia lírica. As referências do Diário de Notícias referem Verdini como responsável pela empresa do espetáculo: a Companhia Verdini ou Companhia Lyrica de Verdini. "Correu muito regularmente o espectáculo de ontem à noite. O público mostrou-se satisfeito. O tenor que na outra noite não agradara, foi bastante aplaudido. Cantou com bravura a ária Madre Infelice. Os outros artistas executaram todos bem, e tiveram todos mais de uma chamada especial. Não podemos deixar de felicitar a empresa Verdini pelo bom espectáculo que nos deu".IV
Entre os espetáculos realizados pela Companhia Lyrica de Verdini destacou-se a ópera de Donizeti, A Favorita, levada à cena no Teatro Esperança em Novembro de 1879. Na época, a cultura em relação ao canto lírico na Madeira estava bastante distanciada do gosto que se formava nas grandes capitais europeias, inclusive em Lisboa. Apesar de exceder as expetativas dos jornais e críticos "o sr. Verdini não pode de certo auferir muitos lucros porque nesta cidade o gosto não está formado para aquele género de diversão theatral, que é considerado o mais aristocrático e de tom das cidades adiantadas"V. No entanto, apesar da preferência pelo género musical popular, os madeirenses ouviram "com verdadeiro entusiasmo as harmonias arrebatadoras da música"VI.
Segundo a crítica destes espetáculos, publicada pelo Diário de Notícias "a execução foi em geral boa, e mais ainda atentas as condições acústicas do theatro. A Sra. Dejean fez enlevar o público nas situações dramáticas, ostentando bastantes recursos vocaes, cantou com muito sentimento e bastante maestria, o que lhe mereceu veementes aplausos. O sr. Parmesini acentuou com arte o simpático papel de Fernando, devendo ser mais vigoroso e energético. A interpretação de baritono pelo sr. Verdini foi excelente, com frases verdadeiramente maravilhosas tanto na nitidez da vocalização como na facilidade de smorzar, propriedade de acentuação. O publico compreendeu-o e premiou-o com uma ovação. O sr. Luiz Fonseca cantou com distinção com a sua voz bem timbrada. A sra. Sanzini concorreu para o bom exito da opera. A orquestra composta de parte dos nossos mais distintos artistas e amadores sob a direcção do sr. Vila foi merecidamente apreciada. Foi aplaudido em chamada especial o sr. Vila cujo merecimento é incontestável como musico e como ensaiador".VII
Albino Verdini foi um impulsionador do canto lírico na Madeira, com a realização de inúmeros concertos de ópera nos teatros da ilha, para além das habituais apresentações de música clássica e popular.
Entre as inovações na cultura musical, contam também algumas ações no sentido de publicitar os concertos e cativar o público. "Sendo geralmente sentida a falta de libretos pelos frequentadores do Theatro Esperança, esta redacção resolveu publicar em folhetins os libretos de todas as operas que a empreza Verdini fizer cantar".VIII
Em julho de 1880, a companhia lírica dirigida por Verdini foi dissolvida.
Posteriormente, o artista partiu para a Argentina via Brasil, pelo porto de Santos no navio Bearn, segundo consta nos Arquivos de Imigração da Argentina. Os mesmos arquivos têm a anotação de que Verdini viajou com Corina Verdini, de nacionalidade italiana, registada na embarcação com a profissão de artista.
Após fixar-se em Buenos Aires, Verdini realizou em 1899 um espetáculo com uma comapanhia lírica, também de origem italiana.
Camacho, Liliana (15/11/2011). "Albino Verdini". In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística.
Ventura, Ana (2011). "VERDINI, Albino". In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 17/11/2011.
"Albino Verdini". In Busca Personas. Acedido em: http://comunidad.dateas.com/albino-verdini, consultado a 08/11/2011.
Carita, R. & Melo, L. F. (1988). 100 Anos do Teatro Municipal Baltazar Dias. Funchal: Câmara Municipal do Funchal, p. 53.
Mello, L. S. (1992). "E os Líricos vieram…". In Islenha, N.º 11 (Jul. - Dez. 1992). Funchal: Direção Regional dos Assuntos Culturais, pp. 19-20.
I Diário de Notícias (1876 - ). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 06/11/1879.
II Diário de Notícias (1876 - ). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 27/06/1879, p. 1.
III Diário de Notícias (1876 - ). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 31/07/1879, p. 2.
IV Diário de Notícias (1876 - ). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 20/11/1879, p. 2.
V, VI, VII Diário de Notícias (1876 - ). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 07/12/1879, p. 2.
VII Diário de Notícias (1876 - ). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 27/11/1879.
VIII Diário de Notícias (1876 - ). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 07/12/1879, p. 2.