WAXEL, Platon Lvovitch

Resumo:

S. Petersburgo, 14/08/1845 – ?

Historiador de arte, com especial enfoque na música e suas tradições. Platon de Waxel viveu na Madeira durante a década de 1860, onde participou em saraus musicais como organizador e cantor. Publicou dezenas de artigos sobre música na imprensa madeirense, nos quais referiu Artur e José Sarmento, Cândido Drumond de Vasconcelos, Júlio da Silva Carvalho, Agostinho Martins, Maria Paula K. Rego e Carolina Dias de Almeida, como os melhores músicos da época, na Madeira.

Biografia:

 

sem_foto3Platon de Waxel nasceu em Strelna, arredores de S. Petersburgo, Rússia, a 14 de Agosto de 1844, descendente de uma família aristocrata.
Durante a sua educação, Platon de Waxel frequentou o curso de Filosofia na Universidade Leipzig, cujo diploma foi emitido em 1874. No desenvolvimento da sua carreira profissional enquanto diplomata e historiador de música, Platon de Waxel colaborou com algumas das principais sociedades europeias: Sociedade Real Histórica de Londres, do Instituto Internacional, da Sociedade de Direito Internacionalde S. Petersburgo, do Instituto de Coimbra (dedicado à ciência), da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Imperial de Música de S. Petersburgo.

O percurso de vida de Platon de Waxel está associado à Madeira devido ao fato da sua irmã ter contraído tuberculose, motivo pelo qual a família Waxel fixou residência na ilha em novembro de 1861, por indicação dos médicos, que consideravam o clima adequado ao tratamento da doença. No entanto, alguns meses após a chegada à Madeira a sua irmã faleceu, mas Platon de Waxel permaneceu na Madeira onde atuou como cantor e realizou diversas pesquisas sobre a história da música e tradições madeirenses.
Waxel deslocou-se também a Lisboa em 1864 e 1865, com a finalidade de visitar as principais bibliotecas, para realizar investigações sobre história da música em Portugal, que documentou e divulgou.
Entre as obras escritas em português, na área da música destaca-se A Música em Portugal. Apontamentos para a história da música em Portugal, editado em vários artigos pelo semanário Gazeta da Madeira em 1866, o primeiro artigo foi publicado a 22 de fevereiro e o último a 8 de julho. Esta obra de Platon de Waxel consta como a primeira publicação sobre história da música publicada em Portugal. Outras obras incluem A música vocal profana, também publicada em artigos na Gazeta da Madeira, entre 11 de janeiro e 14 de novembrode 1868; e Alguns traços da história da música na Madeira, também uma série de artigos publicados na Gazeta da Madeira e reproduzidos pelo Jornal do Comercio.

Em junho de 1870, com 26 anos, regressou à Rússia onde completou os seus estudos e desenvolveu a sua carreira na diplomacia, com o cargo de diretor da chancelaria no ministério dos negócios estrangeiros da Rússia.
Após o seu regresso à Rússia, Platon de Waxel continuou a corresponder-se com personalidades da alta sociedade madeirense e a fazer publicações na imprensa, como Estudos sobre a história da música em Portugal, uma série de dezanove artigos publicados na revista Arte Musical entre 1874 e 1875 e no periódico Amphion, entre 1884 e 1885.
A Biblioteca Nacional Russa,  em S. Petersburgo, conserva em arquivo documentos de Platon de Waxel que incluem autógrafos, partituras e correspondencia com alguns dos principais músicos portugueses da época, da Madeira e do continente.
Nos arquivos de Platon de Waxel consta correspondencia com Maria Paula Klingelhöefer Rego, que privou com o aristocrata russo enquanto este residiu na Madeira. Existem duas cartas, sem data, escritas à mão pela pianista e machetista Maria Paula K. Rego, que enaltece as capacidades musicais de Platon de Waxel enquanto cantor, após um sarau realizado no palácio de S. Lourenço.
Maria Paula K. Rego também contactou Platon de Waxel no sentido de obter o seu apoio para organizar um evento, com a participação da cantora madeirense Júlia de França Neto, que o aristocrata conheceu em Paris, durante um concerto.

 

Autoria:

Morais, Manuel (coord. 2008). "Alguns Traços da História da Música na Madeira, P. de Vakcel". In A Madeira e a Música Estudos [c.1508-c.1974] (coord. Manuel Morais). Funchal: Empresa Municipal "500 Anos do Funchal".

Atualização:

Ventura, Ana (2011). "WAXEL, Platon Lvovitch". In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 23/11/2011

Bibliografia:

 

Castro, J. C. (1998). "Vakcel, Platão de" . In Elucidário Madeirense, Volume Terceiro (coord. Fernando Augusto da Silva & Carlos Azevedo Menezes). Funchal: Secretaria Regional de Educação e Cultura, pp. 384-385.

Morais, M. (coord. 2008)."Alguns Traços da História da Música na Madeira, P. de Vakcel". In A Madeira e a Música Estudos [c.1508-c.1974] (coord. Manuel Morais). Funchal: Empresa Municipal500 Anos do Funchal, pp. 108-123.

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter