BASÍLIO, João Maurílio Caires

Resumo:

Funchal, (?) -

Músico e oficial do exército. João Basílio foi chefe de Banda de Música da Zona Militar da Madeira.

Biografia:
joao_basilio_rostoIniciou os seus estudos musicais na Banda municipal do Funchal com 10 anos de idade. Em 1983 o músico ingressou na Banda Militar da Madeira, no cumprimento do serviço militar obrigatório e integrou o quadro permanente do exército em 1985, ficando colocado na referida banda a exercer as funções de 1º trompete solista.
A par da sua carreira de militar, na qual alcançou a patente de tenente-coronel, João Basílio prosseguiu os seus estudos no Conservatório – Escola das Artes Eng.º Luiz Peter Clode, onde concluiu o Curso Complementar de Trompete.
Na sua atividade como músico, para além da Banda do Exército e da Banda Militar da Madeira, João Basílio integrou a Banda Orquestral Os Infantes fundada em 27 de Julho de 1986. Neste agrupamento atuou com músicos seus contemporâneos, que se destacam na Madeira: José António Faria, José Manuel Petim, Gregório Barros, Saul Azevedo, Duarte Basílio, Norberto Azevedo, Luís Mata, João Maurílio Basílio, João Paulo Santos, Vítor Góis, Ivo Brito, Manuel Baptista, Fernando Silva e João Atanásio.
Em 1993 frequentou o Curso de Introdução à Chefia de Bandas de Música e em 1996 foi admitido na Escola Superior Politécnica do Exército, para a frequência no Curso Superior de Direção Musical.
João Basílio também participou em vários cursos de aperfeiçoamento e Masterclasses de Direção, entre as quais destacam-se as formações lecionadas pelo maestro holandês Jo Conjaerts.
Em novembro de 1999 foi colocado no Quartel-general da Zona Militar da Madeira (QG/ZMM) para desempenhar as funções de chefe da Banda da Zona Militar da Madeira.
Sobre a Banda Militar da Madeira, João Basíllio refere que desde a fundação, no século XIX, as atuações seguem a linha mestra de “executar inúmeras cerimónias, concertos e acuações com um papel militar e cultural junto da sociedade civil, tendo contribuído fortemente para a génese e desenvolvimento de várias associações culturais na Madeira. O papel cultural da Banda Militar e dos seus efetivos encontra-se em metamorfose constante a avaliar pelos contributos recorrentes que os militares músicos prestam no âmbito da docência, direcção musical e execução instrumental” em instituições como o Conservatório – Escola das Artes Eng.º Luiz Peter Clode, Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, filarmónicas e outras associações artísticasI.
No âmbito da cooperação técnico-militar com a República de Angola, em janeiro de 2001 João Basílio foi nomeado para chefiar a assessoria do projeto de reestruturação da Banda de Música e Fanfarra das Forças Armadas Angolanas. No mesmo ano, durante o mês de novembro, foi colocado na Banda do Exército, para desempenhar as funções de chefe adjunto.
Nomeado chefe da Banda do Exército em 2003, neste período João Basílio foi responsável pela primeira edição da revista Eurídice, uma publicação pioneira na temática das bandas militares portuguesas.
Após o desempenho como chefe da Banda do Exército, em setembro de 2005 assumiu novamente o cargo de chefe da Banda Militar da Madeira.
Sobre o seu trabalho editado destaca-se a gravação de um CD de música portuguesa.

Autoria:

Ventura, Ana (2012). "BASÍLIO, João Maurílio Caires". In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Divisão de Investigação e Documentação: Gabinete Coordenador de Educação Artística. Funchal: atualizado em 12/09/2012.

Bibliografia:

Banda Municipal do Funchal (Artistas Funchalenses), (2007). Acedido em http://www.artistas-funchalenses.org/banda.asp a 12/09/2012.

Centenário da República (2010). Acedido em http://5outubro.centenariorepublica.pt/index.php?option=com_outubro&view=bandas&layout=detalhe&id=238&Itemid=91 a 12/09/2012.

Web Site dos “Infantes” (s/d). Acedido em http://www.banda-os-infantes.org/historial.php a 12/09/2012.

Notas de Referência:

I Esteireiro, P. (2009). Entrevista a João Maurílio Basílio. Acedido em http://daalmaedequantotiver.blogspot.pt/2009/11/entrevista-joao-maurilio-basilio.html publicado a 03/11/2009.

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter