NUNES, Luís Alberto Gouveia
Venezuela, 16/11/1964 –
Professor, músico e compositor. Luís Nunes atuou com os grupos Oficina, Xarabanda e Cosmos, sendo reconhecido na Madeira pela versatilidade do seu trabalho, que inclui a participação em projetos desde a música tradicional madeirense ao jazz.
![]() Ao longo do seu percurso académico e profissional os seus principais professores e mentores foram Carlos Gonçalves, Vitor Sardinha e Marino de Freitas. Luís Nunes atuou nos hotéis da Madeira com os grupos Cosmos, Oficina e Paulo Correia Trio, dedicando o repertório apresentado ao jazz, worldmusic e bossa nova. Em 2000, durante a Feira do Livro realizada no Funchal, Luís Nunes atuou com o grupo Oficina no Café do Teatro. “Passavam alguns minutos das 22h30 quando Carla Isabel, Mericia Lucas (participação em dois temas), Jorge Borges, Luís Nunes, Humberto Fournier, Gualberto Anjo e Mário André, iniciaram o espectáculo durante o qual executaram standards entre diversas peças originais”I. As músicas ligeiras e populares, sobretudo os sons tradicionais madeirenses, também fazem parte do repertório de Luís Nunes, que atuou com o grupo Xarabanda e compôs arranjos para o tema Canção de Embalar, interpretado pelo mesmo grupo. Entre as produções editadas com participação de Luís Nunes destacam-se Longe da VistaMe Vai, Xarabanda; Sete Dúzias de Mentiras, Xarabanda; Tocares e Cantares da Madeira, Xarabanda; Gestual Sonoro e Rajame com Vitor Sardinha; Quinteto, grupo Oficina; e Dez 24, com o grupo Salsinhas D`Abalada. |
Ventura, Ana (2012). "NUNES, Luís Alberto Gouveia". In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Divisão de Investigação e Documentação: Gabinete Coordenador de Educação Artística. Funchal: atualizado em 12/09/2012.
Entrevista realizada com Luís Alberto Gouveia Nunes em julho de 2011.
I Diário de Notícias da Madeira, (1924). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 02/05/2000, p. 22.