BELLO, João Fradesso
Vila Viçosa, c. 1792 – Funchal, 1861
Compositor de música sacra, mestre de capela na Sé do Funchal e professor de música no Seminário Diocesano. João Fradesso Bello foi um impulsionador da música sacra na Madeira, na primeira metade do século XIX.

Os dados sobre a sua juventude e formação académica são limitados, assim como a informação precisa sobre a sua obra, uma vez que não foi publicada. No entanto, encontram-se referências sobre a sua presença no Seminário Patriarcal de Lisboa enquanto estudante, onde foi discípulo de frei José Marques.
João Fradesso Bello esteve ligado à música enquanto estudante e profissional durante cerca de 50 anos, com especial destaque para o período entre 1811 e 1860.
Fradesso Bello acompanhou o bispo Joaquim de Meneses Ataíde também compositor da época, que fixou residência no Funchal entre 1811 e 1819. Entre os músicos da comitiva radicados na Madeira João Fradesso Bello destacou-se com José Joaquim de Oliveira Paixão, ambos professores de piano no Seminário Diocesano do Funchal, compositores e impulsionadores dade música sacra da música sacra madeirense, na primeira metade do século XIXII.
Como mestre de capela da Sé João Fradesso Bello escreveu várias peças de música sacra. Em 1814 estabeleceu definitivamente a sua vida no Funchal, quando casou com Claudina Maria Rosa Fradesso, natural de S. Jorge.
O músico participou em diversos concertos, entre os quais se destacou o evento realizado na Escola Lancasteriana, a 28 de Dezembro de 1854. O primeiro concerto em benefício dos pobres, organizado por Júlia de Atouguia de França Neto.
A benemérita interpretou quatro peças, três das quais de Rossini, acompanhada ao piano por Duarte Joaquim dos Santos e, na ária final, por um coro regido por João Fradesso Bello.
Em Março de 1856, o professor João Fradesso Bello participou também num concerto realizado na Escola Lancasteriana, em que acompanhou o rabequista Charles Elliot ao piano forte. Durante o concerto foram tocadas Variações Brilhantes, dedicadas a Paganini; A Quinta Ária com Variações de Beriot; variações sobre uma Ária Ingleza dedicada a N. Mori E. Perry; e Carnaval de Veneza.
A 2 de Fevereiro de 1858, Fradesso Bello dirigiu os coros presentes na Sala Grande do Palácio de São Lourenço, onde Júlia de França Neto realizou um concerto em benefício das vítimas da febre-amarela em Lisboa.
João Fradesso Bello faleceu a 15 de Maio de 1861III e deixou produções muito populares na sua época. Infelizmente a obra deste compositor não foi publicada, entre as suas obras chegaram aos nossos dias apenas duas valsas.
Camacho, Liliana (2011)."João Fradesso Bello". In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, 19/01/2011.
Ventura, Ana (2011). "BELLO, João Fradesso". In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 18/05/2011.