Eugénia Maria
Madeira, 15/04/1951 -
A fadista Eugénia Maria atuou com Simone de Oliveira, Carlos do Carmo, Maria da Fé, Alexandra e Cidália Moreira.

No início da década de 1980 gravou um LP intulado Madeira Linda, acompanhada por António Chainho e José Maria Nóbrega, dois dos melhores músicos portugueses desta área musical. Editou ainda as cassetes Perdão à Minha Mãe, em 1986 e Nostalgia do Amor, em 1998.
Na Madeira foi acompanhada pelos seguintes instrumentistas madeirenses em guitarra portuguesa: Francisco Jesus; Eurico Freitas; Fernando Silva; José Pereira e José de Nóbrega. Na viola de Fado foi acompanhada por: Lídio Dias; Orlando Henriques; Pimenta; e José Camacho.
Atuou em espetáculos na Madeira e em Lisboa com Carlos do Carmo, Alexandra, Simone de Oliveira, Cidália Moreira, Maria da Fé, entre outros. E participou no espetáculo Mulher em Foco, no qual representou a Madeira e cantou na homenagem ao cantor Max.
Eugénia Maria gravou também atuações ao vivo para a televisão alemã e espanhola.
Alguns dos temas que Eugénia Maria canta são originais, como por exemplo Nostalgia do Amor-Paixão Ardente, Madeira é Linda e Cantarei Madeira.
Gonçalves, C. et al. (coord. Paulo Esteireiro) (2006). Regionalização do currículo de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico. Funchal: Secretaria Regional de Educação; Direção Regional de Educação; Gabinete Coordenador de Educação Artística.
Ventura, Ana (2012). "Eugénia Maria". In Biografias de Músicos Madeirenses. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 18/04/2012.
![]() |
Nostalgia do Amor-Paixão Ardente | |
![]() |
Madeira é Linda | |
![]() |
Cantarei Madeira |
Diário de Notícias (1876 - ). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 30/01/1977, p. 4
Diário de Notícias (1876 - ). "Coleção de Jornais". In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 05/02/1977, p. 6.