FARIA, João Joaquim de

Resumo:

Ponta do Sol, 29/03/1901 – Ponta do Sol, 21/10/1985

Músico amador e regente de filarmónicas. João Joaquim de Paiva iniciou a sua carreira na regência com a Filarmónica Príncipe de Oldemburgo. Posteriormente dirigiu a Banda Municipal da Ponta do Sol e a Banda Municipal da Ribeira Brava.

Biografia:
joao_fariaJoão Joaquim de Faria era natural da freguesia da Ponta de Sol, filho de Manuel Joaquim Faria e de Maria Isabel Gonçalves. Casou na Ponta de Sol, no dia 17 de Setembro de 1937 com Maria Conceição da Silva.

João Joaquim de Faria tinha como profissão a carpintaria mas desde muito jovem que mantinha a música como atividade amadora na Filarmónica Príncipe de Oldemburgo. Consta, nos registos existentes sobre este agrupamento musical que aos 16 anos, João Joaquim de Faria já tinha responsabilidades de regência. Posteriormente também desempenhou funções como regente na Banda Municipal da Ponta do Sol e na Banda Municipal da Ribeira Brava.
A atividade de João Joaquim de Faria como regente da Banda Muncipal da Ribeira Brava aparece registada na edição de 8 de Agosto de 1933 do Diário de Notícias. Na época a filarmónica encontrava-se sob a presidência de Basto Machado que, em assembleia com “a comissão administrativa da camara Municipal da Ribeira Brava conferiu o título de Banda Municipal à velha filarmónica «união Ribeirabravense» da regência do sr. João Joaquim de Faria (…)”. O Diário de Notícias destacou ainda o desempenho do regente: “É verdadeiramente para louvar o gesto daquela comissão, que soube mais uma vez interpretar o desejo unânime do Munícipes e premiar o esforço tenaz e inteligente dum artista”.

Atualmente não se conhecem mais registos sobre a atividade de João Joaquim de Faria, uma vez que imigrou para o Brasil e posteriormente para a Venezuela.


Autoria:

Freitas, Manuel Pedro (2011). "Notas [Musicais] Soltas Contributo para a história da música na Madeira - João Joaquim de Faria". In Girão - Revista de Temas Culturais do Concelho de Câmara de Lobos, N.º6. Câmara de Lobos: Câmara Municipal.

Atualização:

Ventura, Ana (2011). “FARIA, João Joaquim de”. In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 03/11/2011.

Bibliografia:

Diário de Notícias (1876 - ). “Coleção de Jornais”. In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: 08/08/1933, p. 1.

 

 

Freitas, M. P. (2011). "Notas [Musicais] Soltas Contributo para a história da música na Madeira - João Joaquim de Faria". In Girão - Revista de Temas Culturais do Concelho de Câmara de Lobos, N.º 6. Câmara de Lobos: Câmara Municipal, p. 142.

 

Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter