FERNANDES, Danilo José

Resumo:

Funchal, 11/05/1958 –

Músico dedicado à investigação e promoção do folclore e etnografia madeirense. Danilo Fernandes é presidente e diretor artístico do Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova.

Biografia:

 


danilofernandes_rostoDanilo José Fernandes nasceu a 11 de Maio de 1958 na freguesia de São Gonçalo, no Funchal.
A sua família é constituída por várias gerações de músicos associados ao folclore madeirense: António Fernandes, avô paterno; Luís da Paixão Fernandes, seu pai; tios; irmãos; e filhos.
Danilo Fernandes iniciou a sai formação musical no Grupo Folclórico Cultural e Recreativo do Livramento e no Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, fundado a 15 de agosto de 1965 por Luís da Paixão Fernandes (seu pai), Zina Gonçalves Fernandes e Manuel Ferreira Pio. Nestes grupos aprendeu a tocar instrumentos tradicionais: machete, rajão, viola de arame, harmónica e instrumentos de percussão. Ao longo desta aprendizagem teve como principal professor e mentor Luís da Paixão Fernandes.
Em termos profissionais Danilo Fernandes desempenha as funções de professor, dinamizador do folclore madeirense, presidente e diretor artístico do Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova.
O músico é reconhecido na RAM, no continente e nas comunidades radicadas no estrangeiro, devido à divulgação do folclore madeirense.
Ao longo desta atividade Danilo Fernandes já trabalhou com vários grupos de folclore entre os quais: Grupo de Folclore de Santana, Ribeira Brava, São Vicente, Ponta do Sol, Campanário, Quinta Grande, Caniçal, Santa Cruz, Monte Verde, Jardim da Serra e Livramento.
Em relação a obras literárias, estudos e monografias publicadas destacam-se: Os Trajos de “Resguardo” e de “Cote” do sul da Ilha no Século XVIII (1994); O Folclore em Eventos Sociais entre 1850 e 1948 – Factos e Evidências (1999); Danças e Bailados no Folclore Madeirense – Origens e Mitos, cuja primeira edição foi publicada em 2001; Agostinho Sabino de Freitas Menezes (1903-1983), Mestre de Ofício Violeiro e Carlos Maria Santos (1893-1955), ambos publicados em 2008; o artigo "Da Investigação à Divulgação do Folclore Madeirense" publicado no livro A Madeira e a Música, Estudos (C.1508 - C. 1974), em 2009; "O Folclore: Cantares e Dançares Associados aos Modos de Produção e Trabalho na Agricultura" publicado em Contributos para a História do Desenvolvimento da Agricultura e do Meio Rural na Região Autónoma da Madeira, do Descobrimento até o 25 de Abril.
Danilo Fernandes publicou artigos publicados em revistas culturais e foi orador em seminário e conferências a nível regional, nacional e internacional. Por exemplo a Semana Europeia do Folclore, organizada na Rússia em novembro de 2009; e o Congresso Nacional de Folclore na Madeira – Ilha de Tradições, realizado de 30 de setembro a 5 de outubro de 2011, no Fórum Machico. Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa NovaNeste evento Danilo Fernandes apresentou o projeto para a construção de um Núcleo Museológico de Arte Popular, para reunir antiguidades e artefactos tradicionais.
Em relação a discografia publicada Danilo Fernandes foi responsável pela gravação de Memórias de Um Povo e Fado (ambos com o Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova).

Autoria:

Ventura, Ana (2012). “FERNANDES, Danilo José”. In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, 12/06/2012.

Bibliografia:
Congresso Nacional de Folclore na Madeira (2011). “Núcleo Museológico de «Arte Popular» ”. In Congresso Nacional de Folclore na Madeira – Ilha de Tradições. Publicado em http://www.congressonacional.folcloredamadeira.com/com5e.html e acedido a 12 de junho de 2012.

Diário de Notícias (2009). Publicado a 20 de novembro de 2009 e acedido em http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/45310/5-sentidos/116730-danilo-fernandes-participa-em-congresso a 12 de junho de 2012.

Entrevista realizada com Danilo Fernandes em julho de 2011.
Located in: Biografias
Powered by SobiPro

TOP 5 - Biblioteca Digital

Galeria

Subscrever Newsletter